tudo passa

A importância da Previdência Social

Por Dr Alex Curvello

Por Mais Ceará em 04/02/2021 às 09:25:51

Num período não muito distante ao nosso presente, um assunto permaneceu em voga durante um bom tempo, a importância da Previdência Social em nosso país.

De pronto, a certeza que devemos ter é eliminar o medo existente em contribuir para colaborar com a possível aposentadoria previdenciária, um dos inúmeros benefícios que garante o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Em termos técnicos a Previdência Social é um seguro social, que, mediante contribuição, garante aos segurados várias formas de proteção, como o auxílio-doença, aposentadorias, auxílio-reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros, que são concedidos e administrados pelo INSS.

Daí observamos mais importância ainda da previdência no Brasil, que demonstra ser o melhor caminho, inclusive para a defesa da diminuição da desigualdade social em que vivemos, a Previdência Social é um direito humano.

A grosso modo, quando um empregado contribui, de certa forma, ele garante o recebimento de um possível BPC ao idoso que nunca contribuiu ou até mesmo do auxílio-doença de quem vinha contribuindo e teve que, por um certo tempo, deixar de trabalhar.

Importante ressaltar que os riscos sociais cobertos pela Previdência Social, são problemas de toda a sociedade, não apenas dos contribuintes. Entretanto é demasiadamente salutar a continuidade do nosso sistema contributivo, até que algum dia seja proposto algo que garanta um melhor direito a todos.

Um sistema previdenciário forte, como é o brasileiro, apesar das falhas de determinadas empresas devedoras, garante inclusive a dignidade da pessoa humana.

É válido salientar que a contributividade compulsória previdenciária é o pilar de sustentação de todo o sistema nacional de seguridade, ademais seria extremamente importante se houvesse uma campanha de conscientização nacional para a população de contribuintes individuais, explicando e detalhando a relevância contributiva ao INSS.

Arrisca-se dizer que a contribuição previdenciária pública tem mais valia do que uma privada e até a poupança bancária, visto que de uma maneira simplória as instituições privadas tendem a falir ou mudar seus mecanismos internos, já uma do governo, em qualquer lugar do mundo, é sempre forte e deve garantir a proteção social de todos os cidadãos.

A luz de ajudar ao próximo é e sempre será o caminho, reconhecendo assim a grande importância das contribuições.

Afinal o vigor, aquele anseio constante da proteção dos direitos já vilipendiados em nossa sociedade aos menos favorecidos, deve ser nossa força motriz interna da proteção social que a previdência brasileira garante.


Fonte: Alex Curvello

CAMES
Pintando o SeteAzul