Pintando o SeteAzul

Prorroga√ß√£o da validade de receita m√©dica e odontol√≥gica na pandemia vai à san√ß√£o

Por Mais Ceará em 07/07/2020 às 21:34:18

O relatório j√° havia sido lido na última quinta-feira (2). De acordo com o relator, a medida tem impacto maior aos usu√°rios que dependem de medicamentos fornecidos por meio do Programa Farm√°cia Popular e pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

As receitas médicas e odontológicas emitidas durante este período valem para todo o território nacional.

"S√£o necess√°rias medidas para aprimorar a assistência farmacêutica durante a pandemia, de forma a evitar que os pacientes com doen√ßas crônicas precisem se consultar para receber novas receitas e também com o objetivo de acabar com as aglomera√ß√Ķes de pacientes nas filas de espera".

Para o autor da proposta, a imposi√ß√£o da validade do receitu√°rio obriga pacientes que n√£o possuem doen√ßas a se exporem a riscos quando precisam sair de casa para consultas médicas para a reposi√ß√£o das receitas.

Segundo o texto, pessoas que est√£o nas faixas da popula√ß√£o mais suscetíveis e vulner√°veis à contamina√ß√£o pela Covid-19, assim como portadores de deficiência, poder√£o indicar terceiros para retirada de seus medicamentos. A retirada, nestes casos, poder√° ser feita mediante procura√ß√£o.

Fonte: Banda B

CEP

Coment√°rios