tudo passa

Testes de farmácia vão entrar na contagem da Saúde e casos vão passar de mil nesta quinta em Curitiba

Por Mais Ceará em 27/05/2020 às 21:51:09

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação de testes rápidos em farmácias, no dia 29 de abril, que detectam pessoas com anticorpos contra a Covid-19 no organismo. A medida tem como objetivo ampliar o acesso da população aos testes e, consequentemente, diminuir a procura por serviços de saúde.

Na resolução da Anvisa, há a ressalva de que esse tipo de teste não serve para confirmar o diagnóstico da doença, porém auxilia o mapeamento do quadro de saúde da população.

Também conhecidos como testes sorológicos, eles são feitos a partir de uma amostra de sangue coletado do paciente. De acordo com a médica infectologista da secretaria, Marion Burger, o exame traz o resultado em torno de 10 a 30 minutos.

100 novos casos

Com a computação dos resultados desses testes, Curitiba deve ter um um aumento de cerca de 100 casos confirmados de coronavírus. Contudo, Huçulak frisa que a inclusão dos resultados desses testes não vai refletir, necessariamente, em uma explosão de contaminados na cidade. "Esses casos são aqueles em que o paciente teve contato com o vírus e já apresenta anticorpos. Isso significa que a pessoa está protegida, por ora, já que não há comprovações de que quem foi infectado pode sofrer com isso novamente", explicou.

Foto: Marcelo Fonseca/Folhapress

Anticorpos

A testagem rápida detecta dois tipos de anticorpos: IgM e IgG. O primeiro é identificado logo nos primeiros dias de contato com o vírus, já o segundo é constatado depois de – aproximadamente – 10 dias da contaminação. A diferença entre os dois é que o IgM desaparece rapidamente e o IgG permanece no organismo por um longo tempo, o que faz com que o paciente não seja infectado novamente, em teoria.

Curitiba registrou nesta quarta-feira (27) a 40ª morte em decorrência do vírus. O paciente, de 79 anos, faleceu na terça-feira (26) e estava internado desde o dia 20 de maio.

 

Boletim epidemiológico de Curitiba (27/05)

  • 2.060 descartados
  • 365 suspeitos
  • 995 confirmados
  • 727 recuperados
  • 40 óbitos

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul