tudo passa

Paraná está fora da zona de alerta para Covid-19, diz Fiocruz

Por Mais Ceará em 21/10/2021 às 17:20:51

Segundo a Fiocruz, o Paraná mantêm-se em relativa estabilidade, com 41% de ocupação de leitos de UTI Exclusivos Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados são referentes à Semana Epidemiológica (SE) 41, de 10 a 16 de outubro, que apresentou média diária de 10.200 casos confirmados e 330 óbitos por Covid-19 no Brasil.

Além do Paraná, outros 24 estados encontram-se em situação mais confortável em relação aos casos graves e óbitos decorrentes do novo coronavírus, sendo a maioria com patamares inferiores a 50%.

As duas únicas Unidades da Federação na zona de alerta são Espírito Santo, na zona de alerta intermediário, onde a taxa voltou a crescer de 65% para 71%; e o Distrito Federal, na zona de alerta crítico, onde a taxa caiu de 89% para 80%.

Na última semana, foram registradas reduções nos leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS em dez estados, incluindo o Paraná que diminuiu de 1.483 para 1.463 leitos. Em contrapartida, foram computados mais leitos no Tocantis e no Mato Grosso.

Na visão dos pesquisadores do Observatório da Fiozcruz, responsáveis pelo Boletim, o resultado mostra que a campanha de vacinação está atingindo seu principal objetivo: o de minimizar o impacto da doença nos indivíduos e na coletividade, contribuindo para o controle da pandemia.

Apesar disso, a médica infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, Camila Lopes Ahrens, diz que ainda é preciso cautela.

“A gente sabe que a pandemia ainda não acabou, mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e essa queda do número de casos, a gente tem apenas 50% da vacinação vacinada com a segunda dose, não chegamos ao objetivo que é 70%. Mesmo quem completou as duas doses deve seguir com os cuidados que é o uso de máscara e distanciamento social”, ressaltou.

No último boletim, divulgado nesta quinta-feira (21), o Paraná somou mais 1.550 casos e mais 61 mortes. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o estado tem 1.535.165 confirmações e 39.847 óbitos desde o início da pandemia.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul