tudo passa

Identificado o gene da obesidade: entenda o que isso muda na nossa vida

Por Mais Ceará em 10/07/2021 às 14:31:28

Um estudo, divulgado no início deste mês na revista Science, conseguiu identificar o gene que causa a obesidade. A pesquisa sequenciou o genoma de 640 mil pessoas em três países – México, Estados Unidos e Reino Unido. A causa para a obesidade seria a existência de uma mutação genética, de acordo com os pesquisadores.

Após a fase de sequenciamento genético, os cientistas começaram os testes com ratos e perceberam que, mesmo alimentados com dietas altamente calóricas, os animais que não tinham a mutação GRP75 ganharam 44% menos peso do que os demais, com genes ativos.

Agora os estudos buscam desenvolver um medicamento que “bloqueie” o gene GRP75, evitando assim a evolução para a obesidade.

Foto: TIM SLOAN / AFP

Segundo o pesquisador de obesidade e cirurgião bariátrico, Rodrigo Strobel, o estudo reforça a identificação de possíveis causas para o excesso de peso corporal. “Já se sabia que existe um forte componente hereditário para o desenvolvimento da obesidade. Agora se identificou um gene responsável por ela, o que vai facilitar o desenvolvimento de mecanismos para se combater esta doença tão carregada de preconceito”, avaliou.

Porém, o estudo publicado pela Science, segundo o cirurgião, traz novas esperanças aos pacientes que não chegaram ao grau elevado da obesidade.

Pesquisadores da King"s College London concluíram que menos de 1% dos obesos graves conseguem manter a perda de peso depois de passarem por dietas e exercícios. “Nós já sabíamos que a causa disso estava muito mais ligada à questões metabólicas e genéticas, do que propriamente a hábitos de vida”, afirmou Strobel.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul