tudo passa

Atos de Trump e Bolsonaro se assemelham a governos totalitários, avalia especialista

Por Mais Ceará em 08/01/2021 às 08:51:37

As contas do Facebook, Instagram e Twitch do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foram bloqueadas por tempo indeterminado. O anúncio foi feito pelo presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg, em um post, após a invasão ao Capitólio por apoiadores do presidente. Durante o ato violento no Congresso, na última quarta-feira, 06, o presidente americano usou as redes sociais para questionar a legitimidade das eleições, sem apresentar provas, e ainda elogiou os manifestantes. Agora, otempo mínimo que Trump ficará impedido de postar nessas redes será de duas semanas. Isso coincide com a posse do presidente eleito Joe Biden, marcada para o próximo dia 20 de janeiro.As empresas vêem risco do republicano utilizar os serviços de maneira errada, e com a medida esperam pela transição pacífica de poder.

A construção da narrativa acerca de fraudes eleitorais por Donald Trump e que ecoa no Brasil por meio do presidente da república, Jair Bolsonaro, tem provocado inquietação nasinstituições democráticas. O chefe do Planalto voltou a contestar o uso de urnas eletrônicas e disse que algo pior do que ocorreu nos Estados Unidos pode acontecer em 2022 no Brasil. Para o coordenador de relações institucionais e governamentais do Mackenzie, Marcos Coimbra, essas atitudes se assemelham a governos totalitários. "É uma característica de regimes populistas, o que fez o presidente Trump. O presidente Bolsonaro, assim como Trump já fez nos últimos anos, está preparando o terreno para questionar a legitimidade das eleições de 2022. Ele até questinou a legitimidade do pleito que o levou ao poder em 2018."

Leia também

Barroso rebate falas de Bolsonaro sobre voto impresso: "Vida institucional não é um palanque"

Prefeita de Washington D.C. diz que Trump precisa ser responsabilizado por terrorismo

'Se não tivermos voto impresso em 2022, nós vamos ter problema pior que os EUA', diz Bolsonaro após invasão ao Capitólio

A colocação em xeque do processo eleitoral por parte do presidente da república, segundo a advogada criminalista Jaqueline Valles pode levar Jair Bolsonaro a responder um processo, caso a Procuradoria Geral da República se manifeste. "O procurador geral da República deverá requerer a instauração de investigação com relação ao que ele disse, pedirá para que ele se pronuncie e confirme ou não as suas palavras, a sua intenção, para ficar afirmada uma vontade realmente dele e daí há todo um procedimento legal do processo legal", explica. O ministro do Supremo Tribunal FederalEdson Fachin destacou que a invasão ao Congresso dos Estados Unidos deve colocar em "alerta" a democracia no Brasil e ressaltou que quem falsamente confronta a integridade das eleições deve ser responsabilizado. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso se manifestou em nota dizendo que a alternância no poder é rito vital da democracia e não aceitá-la é vício dos espíritos autoritários, que não respeitam as regras do jogo, e finalizou acrescentando que uma importante lição da história é a de que governantes democráticos desejam ordem. Por isso mesmo, não devem fazer acenos para desordens futuras, violência e agressão às instituições.

*Com informações do repórter Daniel Lian

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul