tudo passa

STF vai receber Maia, Alcolumbre e sete ministros em audiência sobre o Fundo do Clima

Por Mais Ceará em 21/09/2020 às 08:00:36

Em meio às críticas do Congresso Nacional e da comunidade internacional à ação brasileira de combate ao fogo e ao desmatamento na Amazônia e no Pantanal, o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira, 21, audiência pública que vai discutir a crise ambiental e as medidas que estão sendo tomadas pelo governo federal. A audiência foi convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso depois da Rede, PSOL, PSB e PT recorrerem ao tribunal contra o fim de fiscalizações e programas. Com isso, na manhã desta segunda serão ouvidos os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, a ministra da agricultura, Tereza Cristina, os ministros da ciência e tecnologia e de Minas e Energia, o presidente do Ibama e representantes do ICMBio, além de outras autoridades.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, que na terça-feira fará o discurso de abertura de assembleia da ONU, avisou que sua fala irá focar nessa questão ambiental. "No ano passado, vale a pena recordar falamos do agronegócio. Não podemos sufocar o que temos aqui, que temos garantido a nossa segurança alimentar, bem como a segurança alimentar de quase um bilhão de pessoas no mundo. Fiquei feliz agora quando foi falado que nós, com toda certeza, passaremos a alimentar quase três bilhões de pessoas no mundo", afirmou. Bolsonaro rebateu às críticas a atuação do governo brasileiro no combate aos problemas no Pantanal e na Amazônia. Ele lembrou que os militares já atuam no combate aos incêndios e que a Polícia Federal está investigando os focos de queimadas e que os investigados poderão responder pelos crimes de dano à floresta de preservação permanente, dano à unidades de conservação, incêndio e poluição, que podem ter penas somadas ultrapassando 15 anos.

Leia também

SP tem fim de semana com qualidade do ar ruim por causa de queimadas no Pantanal

Fumaça das queimadas parte de São Paulo em direção ao RJ e MG

Senadores visitam neste sábado áreas devastadas no Pantanal

O vice-presidente Hamilton Mourão, que comando o Conselho da Amazônia, já pediu ao ministro do meio ambiente o detalhamento das ações que estão sendo realizadas na região para que o orçamento 2021 já venha com previsão de recursos. "Esse estudo é um projeto, tem que estar completo, tem que ter um orçamento anual bem definido para que a gente não ficar vivendo a cada ano uma agonia para enfrentar o que a gente já sabe que vai acontecer", afirma. O vice-presidente vai sobrevoar áreas consideradas de queimadas persistentes. Segundo ele, são 18 áreas de queimadas persistentes no país.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul