Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alexandre de Moraes

Elon Musk questiona indicação de Cristiano Zanin ao STF: "Grande conflito de interesse"

O bilionário empresário Elon Musk voltou a criticar o governo e o Judiciário brasileiros.


O bilionário empresário Elon Musk voltou a criticar o governo e o Judiciário brasileiros. Em resposta a uma postagem no X (antigo Twitter) sobre a nomeação do ministro Cristiano Zanin ao STF (Supremo Tribunal Federal), Musk afirmou que o fato de Zanin ter sido advogado de defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representa um “grande conflito de interesse”. O dono do X, da Tesla e da SpaceX tem sido abertamente crítico ao ministro do STF Alexandre de Moraes desde a semana passada, quando anunciou planos para desbloquear contas suspensas após uma ordem judicial. Ele acusa o Judiciário de censura, especialmente em relação às investigações das milícias digitais e dos atos de 8 de Janeiro, chegando a chamar Moraes de “ditador” que tem “Lula na coleira”.

Neste caso, Musk respondeu a uma postagem no X afirmando que Lula havia indicado seu “advogado pessoal” para o STF. Zanin ganhou reconhecimento por sua defesa de Lula em casos relacionados à Operação Lava Jato. Além disso, o bilionário comentou sobre a nomeação de Flávio Dino para o Supremo. Ele respondeu a um post do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmando que Dino era um “antigo aliado do Partido Comunista”. Antes de se tornar ministro, Dino foi senador e governador do Maranhão filiado ao PCdoB. “Do Partido Comunista?”, impressionou-se Musk.

Desde a semana passada, o dono do X tem utilizado a plataforma para criticar Alexandre de Moraes. Musk afirmou que removeria as restrições impostas pelo ministro e sugeriu que o magistrado “renunciasse ou enfrentasse um impeachment” por “trair de forma flagrante e repetida a Constituição e o povo brasileiro”. Em resposta, Moraes incluiu Musk na investigação das milícias digitais por “instrumentalização dolosa” da rede social. Também ordenou uma investigação separada sobre o magnata por suposta obstrução da Justiça, incluindo envolvimento em organização criminosa e incitação ao crime.

Durante uma sessão plenária do STF na quarta-feira, Moraes abordou publicamente a polêmica iniciada por Musk. “Talvez alguns alienígenas não saibam, mas eles vieram a aprender e entender a coragem e a seriedade do Judiciário brasileiro”, afirmou. “A população brasileira, as pessoas decentes, sabem que liberdade de expressão não é liberdade para agredir, não é liberdade para a proliferação de ódio, racismo, misoginia, homofobia, e não é liberdade para defender a tirania”, enfatizou Moraes.

Veja os posts de Musk sobre as indicações de Lula ao STF

Com informações do Estadão Conteúdo

JP

Política Alexandre De Moraes Cristiano Zanin Elon Musk Flávio Dino Lula PCdoB STF

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!