tudo passa

AGU recorre contra afastamento de presidente do Conselho da Petrobras

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) contra a decisão do juiz Paulo Cezar Neves Junior, da Justiça Federal de São Paulo, que afastou Pietro Mendes do cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

Por Mais Ceará em 13/04/2024 às 16:51:05

A Advocacia Geral da União (AGU) entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) contra a decisão do juiz Paulo Cezar Neves Junior, da Justiça Federal de São Paulo, que afastou Pietro Mendes do cargo de presidente do Conselho de Administração da Petrobras. A ação foi movida pelo deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP), alegando que Mendes estaria ilegalmente no cargo devido a conflito de interesses, já que também é secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. Além disso, a decisão do magistrado levou em consideração a não observância da Lei das Estatais, a ausência de elaboração de lista tríplice para o cargo e a não utilização de empresa especializada para a seleção.

Outro conselheiro, Sérgio Machado Rezende, também foi afastado recentemente pela Justiça, devido à falta de apresentação de lista tríplice na indicação pela União e ao não cumprimento do período de quarentena de 36 meses, conforme exigido pela Lei das Estatais, após atuar no diretório nacional do PSB. Rezende, foi ministro de Ciência e Tecnologia nos primeiros mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Petrobras pretende recorrer tanto no caso de Pietro Mendes como no de Rezende. Na próxima sexta-feira, 19, ocorrerá uma reunião ordinária do conselho que poderá decidir não apenas a escolha de um novo presidente, mas também sobre a distribuição de dividendos extraordinários, estimados em R$ 43,9 bilhões.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul