tudo passa

Governo envia mais 149 brigadistas para o combate aos incêndios no Amazonas

Nesta sexta-feira, 13, o governo federal anunciou o envio de mais 149 brigadistas para ajudar com as queimadas no Amazonas.

Por Mais Ceará em 13/10/2023 às 16:45:15

Foto: Reprodução internet

Nesta sexta-feira, 13, o governo federal anunciou o envio de mais 149 brigadistas para ajudar com as queimadas no Amazonas. Hoje, estão a postos a 140 brigadistas, sendo 83 do Ibama e 57 do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O anúncio foi feita em entrevista coletiva com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Rodrigo Agostinho, e o presidente do ICMBio, Mauro Pires. Os quatro apresentaram as atualizações após a Defensoria Pública do Amazonas ter entrado com pedido na Procuradoria-Geral da República para realizar uma intervenção federal a fim de solucionar o problema.

Os últimos dados veiculados são de que há 1.664 focos de calor no Estado do Amazonas, com enfoque nos municípios de Autazes, que possui 141 focos, e Careiro, com 110. “Obviamente que a ação dos brigadistas, do corpo de bombeiros e de todo o efetivo precisará muito fortemente de uma ação da população para que se pare de atear fogo, pois o que nós temos hoje é uma situação bastante perigosa, uma estiagem prolongada, e nós temos muita matéria orgânica acumulada completamente ressecada”, disse Marina Silva. Entre as medidas divulgadas, estão também a doação de 200 kits de equipamentos para brigadistas, a disponibilização de dois helicópteros, a realização de uma campanha de utilidade pública para prevenção dos incêndios florestais, a intensificação da fiscalização, a responsabilização dos infratores e o apoio com equipe especializada para resgate de fauna.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul