tudo passa

Conselhos tutelares: balanço indica mais de 10% de aumento de votantes

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou, neste domingo, 1°, um boletim com informações sobre a eleição dos conselheiros tutelar municipais de 2023.

Por Mais Ceará em 01/10/2023 às 23:37:32

Foto: Reprodução internet

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou, neste domingo, 1°, um boletim com informações sobre a eleição dos conselheiros tutelar municipais de 2023. Os dados indicam uma tendência geral de aumento no número de votos nas urnas eletrônicas. No momento da publicação, a maioria das cidades ainda estavam apurando os votos, e o Estado do Rio de Janeiro nem tinha começado a repassar os dados. O secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Augusto Vieira da Silva, disse que foi positivo o resultado da eleição unificada, com o reforço do governo federal. Segundo ele, isso serviu para mostrar a importância do trabalho dos conselheiros tutelares na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Parece que o aumento vai ser sempre superior a 10%. E isso corresponde com a expectativa de uma eleição facultativa, de uma eleição para um órgão que nem todas as pessoas ainda compreendem a importância e o funcionamento dele. E justifica todo esse esforço feito e que está se comprovando com a participação da sociedade”. O secretário lembrou ainda que o domingo foi marcado por chuvas fortes, em muitos locais do Brasil. “Isso também, claro, atrapalha um pouco a participação facultativa do eleitor ou da eleitora”.

De acordo com o balanço parcial, até 19h40, o município de Joinville, em Santa Catarina,foi o que teve o maior aumento no comparecimento nas sessões eleitorais, cerca de 50%. Em 2019, quando ocorreu a última eleição deste tipo na cidade catarinense, foram registrados 12.684 votos; já neste ano, foram 18.646. A apuração parcial nos municípios, realizada por aplicativo, aponta também que a primeira capital a concluir apuração foi Palmas, no Tocantins, às 18h26, com o total 23.743 votos, correspondentes a 14% do eleitorado. Com isso, na cidade, o aumento do números de eleitores é de mais de 10%, em relação a 2019. A primeira localidade a ter os dados consolidados foi a ilha de Fernando de Noronha, distrito de Pernambuco, com 347 votos, correspondentes a 11% do eleitorado. O dobro de participação, quando comparada a 2019.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul