tudo passa

AO VIVO: CPI ouve Luis Miranda e servidor que relatou "pressão" por compra da Covaxin; siga

Por Mais Ceará em 25/06/2021 às 15:30:48

Em uma das oitivas mais aguardadas, a CPI da Covid-19 ouve, nesta sexta-feira, 25, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde que disse, em depoimento ao Ministério Público Federal (MPF), ter sofrido uma “pressão anormal” para agilizar a compra da vacina Covaxin. A aquisição do imunizante indiano, fabricado pela Bharat Biotech, está na mira do colegiado, que apura se houve irregularidades no processo de compra. Como a Jovem Pan mostrou, as oitivas fazem parte da nova fase de investigação da comissão.

Luis Miranda passou a quinta-feira, 24, se preparando para o depoimento. Ele conta com o auxílio de oito advogados, que devem acompanhá-lo na comissão do Senado. A aliados, o deputado disse que levará e-mails e outros documentos que basearam a denúncia de corrupção que, segundo a sua versão, foi levada ao presidente Jair Bolsonaro. Em uma postagem em seu perfil oficial do Twitter, o parlamentar afirmou que “defender a coragem do meu irmão e a verdade” é a sua “missão”. “Não tem acordo”, acrescentou. Apesar da expectativa por uma oitiva tensa, a palavra de ordem no G7, bloco dos sete senadores independentes e de oposição, é cautela: o grupo sabe que os aliados do Palácio do Planalto sairão em defesa do governo e, ao mesmo tempo, quer se ater à cronologia dos fatos sem dar palco ao deputado federal. Acompanhe a cobertura ao vivo da Jovem Pan:

14:33 – Sessão é suspensa por 15 minutos

O presidente da CPI da Covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), suspendeu a sessão por 15 minutos. O servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, está no aeroporto de Brasília, a caminho da comissão. Ele volta de uma viagem aos Estados Unidos.

14:29 – Luis Miranda chegou ao Senado usando colete à prova de balas

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) chegou ao Senado usando um colete à prova de balas e segurando uma Bíblia.

 

14:21 – Renan Calheiros diz que Ministério da Saúde obstrui trabalhos da CPI

O relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que o Ministério da Saúde está obstruindo os trabalhos da comissão. De acordo com o emedebista, os requerimentos de informação sobre contratos de aquisições de vacinas foram aprovados há 25 dias, mas ainda não houve retorno. “Estamos diante de uma manobra obstrutiva”, disse Calheiros. Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse que o ministro Marcelo Queiroga dará “pleno acesso à documentação” e pediu tolerância dos membros da comissão.

14:18 – Omar Aziz abre a sessão

Presidente da CPI da Covid-19, o senador Omar Aziz (PSD-AM) deu início aos trabalhos desta sexta-feira, 25.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul