tudo passa

Atraso para tomar segunda dose da vacina contra a Covid em SP chega a 30 dias

Por Mais Ceará em 05/06/2021 às 18:14:52


A Secretaria Municipal da Saúde já realiza a busca ativa, via telefone ou presencialmente, às pessoas vacinadas com a primeira dose, mas que perderam a segunda aplicação. Neste sábado, porém, as ações foram reforçadas, segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, para diminuir o número de pessoas atrasadas para receber a segunda dose, tanto da Coronavac, (que deve ocorrer em 28 dias), quanto da Oxford/AstraZeneca (12 semanas).


“Quem tomou a primeira precisa receber a segunda dose. Não importa quanto tempo atrasou, isso é fundamental para concluir a imunização. Já fazemos busca ativa faz um tempo e 90% das pessoas deixam de tomar a vacina por serem idosas e acabarem se esquecendo, por morarem sozinhas ou por estarem acamadas”, exemplificou Aparecido.

Este foi o caso do aposentado Daniel Pedroso de Moraes, 76 anos. Em tratamento há cerca de dois anos, após ser ferido com um tiro na região do abdômen, o idoso tomou a primeira dose da Coronavac no dia 24 de março, em casa, na zona leste de São Paulo. O reforço acabou sendo aplicado somente neste sábado, mais de dois meses além do prazo limite prescrito pelo fabricante.


O idoso afirmou à reportagem, logo após ser vacinado, que se sentia aliviado e que agora está com mais esperanças. “Não consigo andar direito e sinto falta de poder exercitar as pernas. Já que estou vacinado duas vezes, a coisa pode mudar para a melhor em breve”, afirmou.


O filho dele, o autônomo Silvio de Moraes, 47, explicou que o pai deixou de tomar a segunda dose, dentro do prazo, pois precisou ser internado, em decorrência ainda de sequelas do tiro sofrido em 2019. O disparo foi dado por segurança de uma agência bancária, em 13 de maio, em São Miguel Paulista (zona leste).

O suspeito, que não teve a defesa encontrada até a conclusão dessa reportagem, responde ao caso em liberdade e o banco, segundo parentes da vítima, começou a pagar recentemente um seguro de saúde ao idoso.
Com dois dias de atraso, propositais, a dona de casa Ivanir Avelar dos Santos 79, foi até a UBS (Unidade Básica de Saúde) Copa, na zona leste, para tomar a segunda dose AstraZeneca. Acompanhada pela filha, a também dona de casa Ana Paula Avelar dos Santos, 44, a idosa afirmou ser a favor da vacina.


“Atrasei dois dias, pois a data do retorno era na quinta-feira [3]. Mas sábado é mais cômodo para minha filha e eu, aí resolvemos vir para cá atrasando um pouquinho”, explicou. O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, que também é médico infectologista, reforçou a necessidade de as pessoas que estão atrasadas para que tomem a segunda dose contra a Covid-19, não importa o tempo excedido para isso.


“Todos os vacinados precisam da segunda dose, mesmo com atraso. Não há problema, pois fazendo o reforço da imunização, a pessoa fica protegida. Com uma dose de vacina a pessoa fica parcialmente protegida e ficando mais exposta ao vírus”, explicou em coletiva de imprensa, neste sábado.


Até a publicação dessa reportagem, tanto a Prefeitura de São Paulo quanto o governo estadual não haviam enviado balanços, mesmo que parciais, sobre o número de atrasados localizados e vacinados neste sábado.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul