tudo passa

Perda de memória e dificuldades de atenção também podem ser sequelas da Covid-19, diz estudo

Por Mais Ceará em 02/06/2021 às 11:51:32

A Covid-19 ainda é um mistério para médicos e cientistas. Desde o início de 2020, quando os primeiros casos começaram a chamar atenção, milhares de profissionais e pesquisadores da área de saúde têm corrido contra o tempo para entender os mecanismos da doença.

Foto: Divulgação

Porém, além da letalidade, um estudo recente realizado pelo Icor aponta que mesmo as pessoas que contraem a forma mais leve da doença ou são assintomáticas podem apresentar sequelas cognitivas.

O estudo do Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FMUSP), conduzido pela Lívia Valentin neuropsicólogaprofessora da FMUSP , revela que 63% das pessoas investigadas relataram perda de memória a curto prazo e 72% apresentaram problemas de atenção depois de contraírem COVID-19.

“Esses problemas de perda de memória e de falta de atenção acabam afetando atividades básicas do cotidiano como dirigir, cozinhar, escrever e até perda da agilidade mental”, enfatiza Maura Barcelos, neuropsicopedagoga e autora do método Memonie – Atenção, Cognição e Memória.

De acordo com Maura, quando isso acontece, é necessário procurar um especialista para verificar a necessidade de tratamentos medicamentosos ou fitoterápicos e a reabilitação cognitiva.

“Uma em cada oito pessoas que contraem COVID-19 apresenta sequelas cognitivas e se não procurarem ajuda logo elas podem ter prejuízos mentais, emocionais e sociais no futuro. O Método Memonie realiza atividades de estimulação para a atenção, cognição e memória, diminuindo a defasagem cognitiva”, finaliza a neuropsicopedagoga.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul