tudo passa

Governadores discutem reserva de segunda dose a pessoas já imunizadas

Por Mais Ceará em 19/01/2021 às 19:34:44

No mesmo dia em que os últimos estados começaram a vacinar sua população contra a Covid-19, os governadores passaram a discutir a reserva da segunda dose da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, para garantir que as primeiras pessoas imunizadas não fiquem sem a segunda parte do imunizante. Em mensagem enviada aos demais governadores, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), recomendou que os secretários municipais de saúde e prefeitos sejam orientados a priorizar quem já foi imunizado. O motivo é simples: há o temor de que vacinação seja interrompida em razão da escassez de insumos para a fabricação dos imunizantes. O Brasil dispõe de 6 milhões de doses da CoronaVac – a primeira brasileira foi imunizada pelo governo do estado de São Paulo no domingo, 17.

"Acho importante orientação para postos de vacinação, secretários (as) municipais de saúde e prefeitos (as) para reservar uma vacina para cada vacina aplicada. Pois somente após a liberação deste lote de vacina teremos segurança para que mais pessoas sejam atendidas. Estou cobrando o cronograma firme para novas entregas", diz Wellington Dias na mensagem. O governador do Piauí é coordenador do Fórum Nacional dos Governadores na temática das vacinas.Dias também fez uma segunda recomendação aos governadores: a instalação de um observatório pós-vacina, destinado ao acompanhamento de eventuais efeitos colaterais em pessoas imunizadas.

Como a Jovem Pan mostrou, o Brasil depende da importação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para fabricar as vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan e pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, que será produzido pela Fiocruz. O governo do presidente Jair Bolsonaro negocia a importação de 2 milhões de doses adquiridas do laboratório indiano Serum, que manufatura a fórmula desenvolvida pela AstraZeneca, mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 18, que "não há resposta" até o momento. Diante do impasse, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) irá se reunir, na quarta-feira, 20, com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para tratar da liberação dos insumos – o envio depende do aval do governo chinês.

Leia também

Anvisa conclui triagem do segundo pedido de uso emergencial da CoronaVac

Sete pessoas morrem no interior do Amazonas por falta de oxigênio

Cidade de SP inicia vacinação contra a Covid-19 e pretende imunizar quase 500 mil pessoas na primeira fase

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul