Pintando o SeteAzul

Dois milh√Ķes de doses da vacina de Oxford chegar√£o no Rio de Janeiro no s√°bado

Por Mais Ceará em 13/01/2021 às 17:47:41

O Ministério da Saúde avalia marcar o início da imuniza√ß√£o em um evento no Pal√°cio do Planalto na ter√ßa (19) com governadores. A ideia é vacinar um idoso e um profissional de saúde -a agenda, porém, ainda n√£o foi confirmada.

Atualmente, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, enfrenta críticas por n√£o dar uma previs√£o exata para o início da imuniza√ß√£o, dizendo apenas que deve ocorrer no "dia D" e na "hora H".

O imunizante ser√° trazido pela companhia aérea Azul em parceria com o governo federal, em um único voo. Um Airbus A330neo, a maior aeronave da frota, vai decolar do Recife nesta quinta (14) rumo à cidade indiana de Mumbai para buscar a carga estimada em 15 toneladas.

O avi√£o ser√° equipado com contêineres que garantem o controle de temperatura de 2¬ļC a 8¬ļC, de acordo com as recomenda√ß√Ķes do fabricante. O voo deve chegar ao Brasil no s√°bado, pousando no Aeroporto Internacional do Gale√£o, no Rio, por volta das 15h.

Assim que a vacina chegar ao Gale√£o, seguir√° para a unidade de Manguinhos da Fiocruz, que fica em Bonsucesso, na zona norte do Rio. Isso porque a vacina precisa ter uma rotulagem nacional para ser distribuída.

É justamente a Fiocruz, que pesquisou os efeitos da subst√Ęncia no país, que colocar√° as novas etiquetas. Esse processo deve levar um dia.

Na sequência, as doses da vacina seguem para o Centro de Logística do Ministério da Saúde, localizado no bairro do Tabo√£o, em Guarulhos, regi√£o metropolitana de S√£o Paulo.

A vacina deve ficar cerca de três dias armazenada em geladeiras que garantam a temperatura. Todo o transporte deve ter esse cuidado, com caminh√Ķes equipados.

Publicado primeiro em Banda B ¬Ľ Dois milh√Ķes de doses da vacina de Oxford chegar√£o no Rio de Janeiro no s√°bado

Fonte: Banda B

CEP

Coment√°rios