tudo passa

Um ano após a criação, Aliança pelo Brasil está só no papel, mas seguirá em frente mesmo sem Bolsonaro

Por Mais Ceará em 27/12/2020 às 15:17:31

Em 12 de novembro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a criação do Aliança Pelo Brasil, partido que o abrigaria após rompimento com o PSL. Em 5 de dezembro de 2019, o vice-presidente da sigla, Luís Felipe Belmonte, registrou a legenda em cartório. Fundado com promessas de disputar já as eleições municipais de 2020, o Aliança não conseguiu obter o reconhecimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para formalizar sua criação e participar do pleito. Um ano após a criação, Bolsonaro afirmou que terá uma "nova opção" de partido em março se, até lá, o Aliança pelo Brasil não sair do papel. Em entrevista à Jovem Pan, Belmonte afirmou que, mesmo sem a presença de Bolsonaro, o partido continuará sendo uma "sustentação" para a reeleição do presidente. Independentemente dos contratempos causados pelas fichas rejeitadas, pelo processo lento da Justiça Eleitoral em decorrência da pandemia do coronavírus e do possível abandono de barco por Bolsonaro, o vice-presidente afirma que os apoiadores continuam "firmes" e "determinados" para a fundação do partido, que, segundo ele, servirá para "preencher a lacuna" deixada por legendas conservadoras no espectro político brasileiro.

De acordo com aJustiça Eleitoral, até agora, o Aliança só conseguiu validar 10% das 491.967mil assinaturas necessárias. Dentre as 87.460 fichas enviadas ao TSE, 38.070 não foram aprovadas. Segundo a Justiça, entre os não aptos, 24.680 eram de eleitores filiados a outro partido, 1.515 de apoiamentos já registrados, 1.353 de eleitores que tiveram o título cancelado, 294 de eleitores suspensos, 278 de eleitores inexistentes e 87 de eleitores falecidos. As assinaturas do partido começaram a ser colhidas em dezembro de 2019 e seguiram durante janeiro e fevereiro. Em seguida, o recolhimento foi pausado por causa da pandemia da Covid-19 no Brasil. "Retomamos o recolhimento de fichas agora em setembro. Com todo esse tempo parado, nós, hoje, entre fichas lançadas no sistema e fichas para lançar, temos um número próximo de 300 mil fichas", informou Belmonte. "Eu acho que [o número] está bastante razoável, com uma velocidade muito boa. O único problema que nós temos encontrado é a questão da Justiça Eleitoral, que ficou um período longo em regime de home office sem poder processar fichas. E, quando a Justiça voltou à atividade, foi devido às eleições municipais", explica o vice-presidente. Belmonte diz acreditar que o Aliança terá o número de fichas exigidas pela legislação entre janeiro e fevereiro de 2021.

Leia também

PGR pede que Fux derrube decisão de Kassio sobre Lei da Ficha Limpa

Arthur Lira nega que tenha prometido mudanças na Lei da Ficha Limpa

Rede quer afastamento de Heleno e Ramagem por relatórios a Flávio Bolsonaro

O partido espera que, com as fichas entregues ao sistema até fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consiga fazer o processamento total em três ou quatro meses. "Porque aí é um processamento administrativo apenas para cumprir as exigências. Tendo as fichas necessárias, o deferimento do partido é quase automático", torce Belmonte. O partido está concentrando esforços em estados que estão com alto número de captação de assinatura e inserção no sistema. São eles São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Maranhão, Pará, Ceará, Pernambuco e o Distrito Federal. "Nesses, trabalharemos com equipes já contatadas e que irão rodar os estados com unidades móveis", conta Belmonte, que explica que o partido trabalhará com os apoiamentos de rede para transformar todos em fichas. Segundo ele, são mais de 1 milhão de seguidores. O próximo passo do partido, após o deferimento, é a criação de diretórios estaduais pela executiva nacional do Aliança. "Queremos começar a estruturação de todo o território nacional ainda no ano de 2021 para que em 2022 já possamos ter indicação de possíveis candidatos para as eleições de outubro." A legenda está convicta de que até maio de 2021 o Aliança Pelo Brasil ficará pronto.

Sem Bolsonaro, para onde vai o Aliança?

Luís Felipe Belmonte pontua que a principal orientação no momento é dar prosseguimento à criação do Aliança. "A disposição de todo o imenso número de pessoas que trabalha hoje na organização do partido, na coleta de assinaturas, é para a criação do Aliança. Isso é algo que será feito. Agora, a avaliação do presidente, do ponto de vista de qual é o melhor caminho político para ele, considerando todas as variáveis no processo político, é uma decisão que será dele, que ele tomará no momento certo", disse à Jovem Pan. Alguns partidos já fizeram sinalizações para que Bolsonaro se filie a eles, como o Patriota, PTB, Republicanos, PRTB, Progressistas e até o próprio PSL. Depois de desentendimentos com o PSL, dois dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro, reeleito no Rio de Janeiro, e o senadorFlávio Bolsonaro,se filiaram ao Republicanos. O deputadoEduardo Bolsonaro é o único da família que permanece no partido que elegeu o pai, porque, caso deixe a sigla, perderia o mandato de deputado federal. Isso acontece porque deputado federais, estaduais e vereadores são eleitos pelo sistema proporcional. Nesse sistema, o número de cadeiras ocupadas por um partido é proporcional ao número de votos válidos recebidos pela legenda. Sendo assim, o mandato de Eduardo Bolsonaro não pertence só a ele, mas ao PSL também. Após a informação de que o presidente Jair Bolsonaro estaria negociando sua filiação com outros partidos, começaram a circular boatos de que a criação do Aliança estava em jogo.

"Desistir não é uma opção", assegura Belmonte. Mesmo sem Bolsonaro, o Aliança promete ser um partido de sustentação para o governo e para a reeleição do presidente. "Ele mantendo a posição dele no Aliança, poderá vir candidato pelo Aliança. Se ele encontrar alguma outra alternativa que ache mais adequada ao projeto político que ele está desenvolvendo, o Aliança será um partido de sustentação do presidente. Nós estamos muito tranquilos de fazer a complementação do que nós iniciamos", diz. O vice-presidente da legenda explica que o Aliança não opinará sobre qual o melhor caminho para Bolsonaro e afirma que a "definição política do presidente, naturalmente, será dele". Caso Bolsonaro entre em outra sigla, o Aliança não lançara outro presidenciável. "O partido é criado para apoiar as pautas conservadoras e nosso líder maior é o presidente Bolsonaro."

Vácuo no conservadorismo

Segundo Belmonte, após as eleições municipais, houve uma visão muito clara por parte dos grupos conservadores sobre a necessidade de existir um partido que abrigue todos eles ou pelo menos a grande maioria dos conservadores brasileiros. "Eles notaram que ficaram um pouco dispersos e tiveram que recorrer a diversas outras legendas partidárias, e isso impediu uma certa unidade de procedimento. O que nós sentimos é que, apesar de nós termos muitos partidos no espectro político brasileiro, nós não temos um que tenha o viés ideológico conservador como o Aliança se propõe", explica. Para ele, o Aliança servirá para preencher a lacuna deixada e abrigar pessoas de natureza conservadora que buscam estar dentro de uma mesma legenda partidária. "É por isso que nós também continuamos firmes e determinados a dar cumprimento desse partido", diz. Ao ser perguntado se o partido seria uma forma de preencher o vácuo deixado pelo PSL após a dissidência de Bolsonaro, Belmonte nega. "O PSL era um partido que já tinha com suas propostas e que foi, digamos, muito incrementado pela figura, pela personalidade do presidente Bolsonaro. O Aliança não, ele já nasce com uma raiz conservadora", finaliza o vice-presidente, dando o tom de qual será a principal bandeira da legenda: o conservadorismo.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul