tudo passa

Secretário do Ministério da Saúde pede que estados e municípios não comprem vacinas contra Covid-19

Por Mais Ceará em 17/12/2020 às 22:00:37

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), já havia anunciado para 25 de janeiro o início da vacinação no estado com a vacina. Outros governadores e prefeitos também passaram a afirmar que negociavam a compra de doses.

Em reação, o secretário-executivo do Ministério da Saúde gravou um vídeo à época em que citava Doria e afirmava que a previsão da campanha no estado era "devaneio".

Já nesta quinta, Franco mudou o tom e pediu união. "Independente de decisões judiciais ou legislações estabelecidas doravante, clamo a todos a união e trabalho numa só direção para imunizar da melhor forma, atendendo os princípios do SUS", disse.

Horas antes, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse em audiência no Senado que a pasta tinha previsão de receber 24,7 milhões de doses a partir de janeiro, considerando 15 milhões da vacina da AstraZeneca, cerca de 9 milhões do Butantan e outras 500 mil da Pfizer.

Sem citar prazos, ele também afirmou que a pasta estava "partindo para um contrato" com o instituto paulista.

No encontro com os secretários, Franco também rebateu críticas sobre atrasos da pasta na compra de seringas necessárias para aplicar a vacinação.

"Às vezes ficam fazendo terrorismo e jogo de palavras com relação à capacidade de atendimento", afirmou. "É importante que todos entendamos que não teremos 300 milhões de doses ao mesmo tempo. Então não vamos precisar de 300 milhões de seringas ao mesmo tempo, no mês de janeiro, e a capacidade da indústria vai conseguir gradativamente atender nossas necessidades e é assim que tenho essa convicção", disse.

Segundo ele, a previsão da pasta é que os contratos para aquisição sejam finalizados "nos primeiros dias de janeiro".

Publicado primeiro em Banda B » Secretário do Ministério da Saúde pede que estados e municípios não comprem vacinas contra Covid-19

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul