tudo passa

Coronavírus: a vida vai voltar ao normal após a vacina?

Por Mais Ceará em 14/12/2020 às 10:00:29

As vacinas são amplamente consideradas uma das maiores conquistas médicas do mundo moderno. Todos os anos, elas impedem cerca de 2 a 3 milhões de mortes, ao combater mais de 20 doenças fatais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar do início da vacinação em partes do mundo, cientistas alertam que uso de máscaras e distanciamento social devem continuar. Foto: Reprodução BBC

Doenças infantis que eram comuns na geração passada são cada vez mais raras hoje. E a varíola, que matou centenas de milhões de pessoas, foi erradicada.

Mas esses sucessos levaram décadas para serem alcançados, e muitos de nós agora esperamos que vacinas eficazes contra o coronavírus tenham resultados semelhantes em um período de tempo radicalmente mais curto.

As notícias de que algumas das vacinas recentemente anunciadas têm uma eficácia acima de 90%, ou seja, cerca de nove em cada dez pessoas que as recebam estariam protegidas contra a covid-19, levaram muitos a acreditar que em breve poderíamos estar abandonando o distanciamento social e descartando nossas máscaras faciais.

Nos EUA e no Reino Unido, onde a aprovação regulatória para as vacinas já foi dada e programas de vacinação em massa estão sendo planejados, alguns até sugeriram que a vida poderia voltar ao normal no início de 2021.

Mas muitos cientistas e especialistas em saúde global estão alertando que as vacinas, com suprimentos iniciais limitados e distribuição a grupos selecionados, embora protegendo grupos vulneráveis e profissionais de saúde da linha de frente, provavelmente não nos transportarão de volta ao nosso antigo modo de vida tão cedo.

Leia matéria completa clicando aqui

Publicado primeiro em Banda B » Coronavírus: a vida vai voltar ao normal após a vacina?

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul