Pintando o SeteAzul

Vacina Sputnik V tem 92% de efic√°cia, afirma R√ļssia ainda sem divulgar an√°lise

Por Mais Ceará em 11/11/2020 às 10:00:31

A diretora do Centro Nacional de Pesquisas para Medicina Terapêutica e Preventiva da Rússia, Oksana Drapkina, também disse que o imunizador desenvolvido no país tem mais de 90% de eficiência.

Os resultados iniciais da Sputnik V são apenas os segundos a serem divulgados com base nos estágios finais de testes em humanos, em um esforço global para produzir vacinas que podem frear a pandemia que já matou mais de 1,2 milhão de pessoas e devastou economias em todo o mundo.

A Rússia foi o primeiro país a registrar uma vacina contra o novo coronavírus, no mês agosto. A aprova√ß√£o foi concedida antes do início dos testes em larga escala, que come√ßaram em setembro. "Estamos mostrando, baseados em dados, que temos uma vacina muito eficaz", disse o chefe do Fundo de Investimento Direto Russo (RDIF), Kirill Dmitriev, acrescentando que esse seria o tipo de notícia que os desenvolvedores da vacina falariam para seus netos um dia.

Os resultados preliminares s√£o baseados em informa√ß√Ķes dos testes de 16 mil participantes que receberam as duas doses da vacina, disse o RDIF, que financia a produ√ß√£o do imunizante.

A an√°lise foi conduzida após 20 participantes do teste serem diagnosticados com a covid-19 e posterior verifica√ß√£o de quantos receberam placebo. Esse é um número significativamente menor que os 94 testes positivos da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. Para confirmar a taxa de efic√°cia, a Pfizer disse que continuaria os testes até atingir 164 casos de covid-19 entre os participantes. Os testes russos v√£o continuar por mais seis meses.

Testes

A fase 3 dos testes da vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya est√° sendo realizada em 29 clínicas de Moscou e vai envolver 40 mil volunt√°rios no total, com 10 mil deles recebendo placebo. As chances de contrair a covid-19 s√£o 92% menores entre pessoas vacinadas com a Sputnik V do que as que receberam placebo, segundo informou o RDIF. Esse resultado é bem maior que os 50% mínimos de efic√°cia estabelecidos pela agência regulatória de medicamentos e alimentos americana (FDA) para aprova√ß√£o de uma vacina contra a covid-19. A Sputnik V foi elaborada para produzir resposta imune a partir de duas doses administradas em um intervalo de 21 dias. (Com agências internacionais).

Publicado primeiro em Banda B ¬Ľ Vacina Sputnik V tem 92% de efic√°cia, afirma Rússia ainda sem divulgar an√°lise

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CEP

Coment√°rios