Pintando o SeteAzul

Prefeitura de Iguatu tem melhor comprometimento da Receita corrente desde 2012

A atual gestão tem saneado as contas públicas e diminuído visivelmente o engessamento do município.

Por Mais Ceará em 11/10/2020 às 17:40:23
Google

Google

O comprometimento da Receita Corrente Líquida com folha de pagamento é certamente o principal índice a ser observado em uma gestão, e mensurar a saúde financeira Municipal, bem como a capacidade de conveniar e buscar recursos fora do âmbito local. O emprego é certamente o maior e mais recorrente problema das administrações públicas, mas é preciso olhar para a empregabilidade de uma Prefeitura sempre pautando a saúde e o desengessamento da máquina pública para não se ter outros serviços públicos comprometidos.

Em Iguatu, levando em consideração o primeiro quadrimestre do Relatório de Acompanhamento Gerencial do Tribunal de Contas, do último ano das últimas três gestões, no caso os anos de 2012, 2016 e 2020. Basta ver que no ano de 2012 o Prefeito de Iguatu era Agenor Neto e a receita corrente líquida ficou comprometida em 58,30%, ou seja, acima do que preceitua o Tribunal de Contas, com folha já estourada e engessando o município para conveniar. Em 2016, o Prefeito era Aderilo Alcântara iniciou seu último ano com 62,67% de comprometimento da receita com folha, uma total irresponsabilidade gerencial. E em 2020, o Prefeito Ednaldo Lavor em ato gerencialmente mais responsável e enxuto, inicia com comprometimento de 53,78% abaixo dos padrões estipulados pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


PREFEITO%
Agenor Neto58,30
Aderilo Alcântara 62,67
Ednaldo Lavor53,78


Portanto, é importante frisar que Iguatu é uma das mais importantes cidades interior Cearense, com relevante papel na economia estadual, além de ser geograficamente liga de regiões como o Cariri, a Região Jaguaribana e a Capital. Iguatu é referência de cidade que precisa ser desenvolvida de forma sustentável e responsável.

Segue links abaixo dos respectivos Relatórios de Acompanhamentos Gerenciais:

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL 2020


RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL 2016


RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL 2012


Fonte: Portal da Transparência

CEP

Comentários