tudo passa

Líderes em pesquisas, Russomanno e Covas são alvos preferenciais em primeiro debate em SP

Por Mais Ceará em 02/10/2020 às 06:34:24

Nesta quinta-feira, 1º, 11 dos 14 candidatos à Prefeitura de São Paulo participaram do primeiro debate eleitoral na disputa pela chefia da capital. O encontro aconteceu na sede da TV Bandeirantes. Os dois líderes nas pesquisas de intenção de voto, Celso Russomanno (Republicanos) e Bruno Covas (PSDB) foram os principais alvos de ataques dos candidatos e sinalizaram logo na chegada qual estratégia adotariam. Questionado sobre a aproximação com Jair Bolsonaro, Russomanno ressaltou que é amigo do presidente há vários anos, mas não garantiu que ele vai aparecer na propaganda eleitoral. "Posso te dizer com toda a força que ele é um grande amigo meu desde 1995. Mas se ele vai aparecer no meu pergunta e quais atitudes vai tomar precisar perguntar pra ele", disse.Já o atual prefeito, que tenta a reeleição, Bruno Covas, criticou a herança que pegou do município depois da gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT). "Vim aqui, diferente dos outros candidatos que vão vender ilusão para a cidade de São Paulo, vim mostrar uma realidade, a situação que pegamos a cidade do PT e como arrumamos a casa."

As questões da Cracolândia, enchentes e das vagas nas creches municipais foram três dos principais temas que os participantes focaram suas propostas e acusações a outros candidatos. A maioria deles evitou fazer qualquer acusação contra o governo federal e evitaram comentar sobre a pandemia da Covid-19. Diferente do tom que adotou na chegada, Russomanno procurou ressaltar, sempre que pode, que é o candidato do presidente Jair Bolsonaro. Covas, por outro lado, optou principalmente por atacar a gestão de Haddad e, também, lembrar os esquemas de corrupção envolvendo políticos do Partido dos Trabalhadores (PT). Ao falar sobre o que faria para solucionar a venda e consumo de drogas na cracolândia, Jilmar Tatto, candidato do PT, aproveitou para dizer que Covas usa a "violência" contra os dependentes químicos da região, o que foi negado pelo candidato.

Leia também

Eleições 2020: 64,5% dos eleitores da cidade de SP não sabem em quem votar

PM estuda limitar uso da farda por integrantes na disputa eleitoral

MPE alerta candidatos em campanha que falha na prevenção à Covid-19 pode ser crime

Um novo método adotado por alguns participantes também chamou atenção: promover os perfis das campanhas, sites, redes sociais e pedir aos eleitores que fizessem buscas no Google.Marina Helou (Rede), Joice Hasselmann (PSL), Arthur do Val (Patriotas) e Guilherme Boulos (PSOL) foram alguns dos candidatos que usaram essa estratégia. Após o debate, Márcio França, candidato do PSB, ressaltou à Jovem Pan que o grande número de concorrentes dificulta um bom debate. "Muita gente, a gente tem que se contentar com o seu tempinho. Mas foi muito importante, deu uma primeira visão para as pessoas verem quem está preparado para a função", disse. Por determinação da emissora, não foi possível acompanhar nem gravar imagens do debate dentro do auditório. Participaram também o candidatos do PCdoB, Orlando Silva, Andrea Matarazzo (PSD) e Filipe Sabará (Novo).

*Com informações do repórter Leonardo Martins

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul