Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

belo Horizonte

Paraná Pesquisas indica disputa acirrada na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira (28) uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Belo Horizonte.


O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira (28) uma pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Belo Horizonte. Foram apresentados dois cenários, e em ambos o ex-deputado estadual João Leite (PSDB) aparece numericamente à frente. No primeiro, porém, a disputa é acirrada, com empate triplo considerando a margem de erro de 3,3 pontos percentuais. Leite tem 16,6% contra 16,2% do senador Carlos Viana (Podemos) e 14,9% do deputado estadual Bruno Engler (14,9%), que é muito próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Na sequência, aparecem Duda Salabert (PDT), com 9,6%, Gabriel Azevedo (MDB), 6,4%, Rogério Correia (PT), 5,8%, Bella Gonçalves (PSOL), 0,9%, e Luísa Barreto (Novo), também com 0,9%. Brancos e nulos somam 13,4%, enquanto 6,8% não quiseram ou não souberam responder.

O segundo cenário exclui os nomes de Viana, Gonçalves e Barreto. Nesta configuração, Leite aumenta a vantagem numérica sobre Engler, o segundo colocado, embora ainda empatado tecnicamente. A deputada federal Duda Salabert tem a maior rejeição entre os pré-candidatos listados. Segundo a pesquisa, 21,8% dos eleitores de Belo Horizonte não votariam nela em hipótese alguma. João Leite tem 17% de rejeição, e Carlos Viana, 15,6%. O Instituto Paraná ouviu 900 eleitores para realizar o levantamento. Essa amostra representativa da capital mineira atinge um grau de confiança de 95%.

Veja os cenários da corrida eleitoral em BH

Cenário 1

Cenário 2

Avaliação dos governos estadual e federal

De acordo com o levantamento, o governo de Minas Gerais é mais bem avaliado que o governo federal pelos eleitores de Belo Horizonte. Romeu Zema (Novo) tem 59,3% de aprovação e 37% de desaprovação. Sua gestão é considerada ótima ou boa por 42,8% dos moradores da capital mineira. Outros 29,7% a consideram regular, enquanto 26,2% marcaram a opção ruim ou péssima. O grau de satisfação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é bem menor. O petista alcançou 38% de aprovação e 58,3% de desaprovação em BH. Seu governo é considerado ótimo ou bom por 26,1%, regular por 21,2% e ruim ou péssimo por 51,3%.

Avaliação do governo Zema

Avaliação do governo Lula

JP

Política Belo Horizonte Bruno Engler Carlos Viana Duda Salabert Eleições Municipais João Leite Minas Gerais Paraná Pesquisas Prefeitura De Belo Horizonte

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!