tudo passa

Tabata Amaral entra com representação contra Boulos por divulgação irregular de pesquisa eleitoral

A pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral (PSB) entrou com uma representação contra seu adversário na disputa municipal, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), por suposta divulgação irregular de pesquisa eleitoral.

Por Mais Ceará em 05/03/2024 às 20:38:46

A pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Tabata Amaral (PSB) entrou com uma representação contra seu adversário na disputa municipal, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), por suposta divulgação irregular de pesquisa eleitoral. No documento endereçado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Tabata acusa o colega de Câmara dos Deputados de omitir dados estatísticos de uma pesquisa em uma publicação no Instagram, com o intuito de manipular o eleitorado. A representação refere-se a uma postagem de Boulos na qual não mencionava a intenção de voto na deputada do PSB. Nessa publicação, Boulos se apresentava como líder “contra qualquer adversário”, mas posteriormente substituiu por outra na qual afirmava liderar contra qualquer “bolsonarista”. A deputada alega que Boulos misturou os percentuais de dois cenários da pesquisa, incluindo possíveis adversários do mesmo partido na mesma postagem.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp! WhatsApp

Tabata argumenta que a publicação de Boulos desinforma o eleitor paulistano, pois não informou o nível de confiança atribuído à pesquisa, conforme exigido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A deputada solicita a suspensão imediata da publicação do psolista, além da aplicação de multa e comunicação ao Ministério Público para avaliação de possível crime eleitoral. A divulgação de pesquisa fraudulenta é passível de detenção e multa, de acordo com a legislação eleitoral. Até o momento, Guilherme Boulos não se pronunciou sobre a representação feita por Tabata Amaral. A ação assinada pelos advogados da pré-candidata destaca a gravidade da situação, considerando o alcance da publicação no Instagram e o impacto sobre os eleitores.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul