tudo passa

Lula sanciona lei que incentiva criação de empregos para pessoas em situação de rua

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que visa promover a inclusão social e profissional de pessoas em situação de rua.

Por Mais Ceará em 18/01/2024 às 05:54:40

Foto: Reprodução internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que visa promover a inclusão social e profissional de pessoas em situação de rua. A Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC Pop Rua) tem como objetivo principal incentivar a geração de empregos e a contratação dessas pessoas. Para isso, serão criados cursos de capacitação, profissionalização e qualificação profissional, que serão oferecidos tanto para adolescentes quanto para adultos. Além dos cursos, a lei prevê a criação de uma bolsa que irá custear as despesas dos participantes e garantir sua permanência nas aulas. Para garantir o acesso e a permanência dos trabalhadores e estudantes em situação de rua nas aulas, os Estados e municípios deverão oferecer bolsas de qualificação como incentivo financeiro.

Outra medida importante é a criação de incentivos à contratação de moradores de rua por meio de parcerias com empresas. Essas empresas receberão selos como forma de reconhecimento por sua contribuição para a inclusão social e profissional dessas pessoas. Além disso, o poder público deverá criar Centros de Apoio ao Trabalhador em Situação de Rua (CatRua) para oferecer suporte e assistência aos participantes dos cursos. Também será dada prioridade de vagas em escolas públicas para crianças e adolescentes filhos de pessoas em situação de rua que estejam buscando qualificação profissional. Projeto é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul