tudo passa

Com inflação elevada, Argentina vai passar a usar notas de 20 mil pesos

A Argentina vive atualmente uma das crises econômicas mais agudas de sua história

Por Por Mais Ceará em 12/01/2024 às 13:10:09

Reprodução

Em meio à alta inflação, a Argentina vai passar a circular notas de 10 mil e 20 mil pesos ainda em 2024, conforme informou a autoridade monetária do país. A inflação anual medida na Argentina chegou a passar dos 200% no fim de 2023.


A economia do país vizinho ao Brasil já havia adotado o uso de uma nota de 2 mil pesos, que até hoje é a nota de valor mais alto utilizada. A velocidade do aumento de preços ao consumidor é a maior registrada desde a década de 1990, quando o país vivia um momento de hiperinflação.


A mudança se dá em meio ao início do governo de Javier Milei, presidente eleito no pleito presidencial do ano passado, derrotando o candidato apoiado pelo então presidente Alberto Fernandez. Ele tomou posse ainda em dezembro do ano passado. Milei foi eleito com um discurso ultraliberal, prometendo intensificar privatizações e reduzir drasticamente o número de ministérios, na intenção de dar mais poder de agência à iniciativa privada.


A Argentina vive atualmente uma das crises econômicas mais agudas de sua história, tendo registrado uma das maiores inflações do mundo no ano passado, e os efeitos acabam impactando o cotidiano da população do país. Moradores de Buenos Aires relatam que têm tido que retirar do dia a dia produtos como carnes de churrasco, em meio aos aumentos sucessivos e a consequente perda do poder de compra.


Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul