tudo passa

Primeiro carro voador do Brasil foi produzido no Ceará e é lançado em Fortaleza

Por Redação Mais Ceará em 21/12/2023 às 15:52:36

Imagens: Divulgação

Imagens do carro voador Gênesis X-1, desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a startup cearense Vertical Connect, foram divulgadas nesta quinta-feira (21). O modelo Genesis X1 tem capacidade para duas pessoas, com um tempo máximo de voo de 60 minutos e velocidade de até 130 km/h. O carro tem 5 metros de comprimento, 1,40 m de altura, oito hélices e oito motores elétricos.


De acordo com os desenvolvedores, a ideia é que ele seja útil para fazer voos mais curtos e silenciosos do que os de helicópteros tradicionais, além de necessitar de locais de pouso e decolagem menores. O preço médio do veículo é de R$ 2,1 milhões por aeronave.


O Gênesis X-1 conta, ainda, com sistemas anticolisão, paraquedas balísticos e fuselagem composta de fibra de carbono aeronáutico. O veículo é do tipo eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) e foi feito para operar de forma totalmente elétrica, sem uso de combustíveis fósseis.


"É com imensa emoção e orgulho que anunciamos a tão aguardada apresentação oficial do Gênesis-X1, o futuro da mobilidade aérea urbana. O Brasil está firmemente envolvido na construção deste futuro, e cada passo que damos representa um avanço significativo para a inovação no transporte aéreo. Estamos trazendo não apenas uma aeronave, mas uma visão extraordinária de um amanhã mais acessível, seguro e sustentável", disse a empresa.

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul