tudo passa

Impasse sobre saída de brasileiros de Gaza vira novo embate entre governo e oposição

O imbróglio sobre a saída de brasileiros da Faixa de Gaza virou oportunidade para um embate entre apoiadores do governo Lula e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por Mais Ceará em 10/11/2023 às 22:37:40

Foto: Reprodução internet

O imbróglio sobre a saída de brasileiros da Faixa de Gaza virou oportunidade para um embate entre apoiadores do governo Lula e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A lista de pessoas a serem retiradas do território palestino rumo ao Egito foi divulgada nesta sexta-feira, 10, com 34 brasileiros e seus familiares, entretanto, a tentativa foi frustrada após o fechamento repentino da fronteira. A retirada desses brasileiros da Faixa de Gaza, após uma semana de expectativas, foi atribuída ao encontro entre o ex-chefe do Executivo e o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Sonshine, na quinta-feira, 9, durante um evento na Câmara dos Deputados, em Brasília. Contudo, a Embaixada de Israel no Brasil afirmou que Bolsonaro não foi convocado para o evento e que o convite foi feito “apenas para parlamentares”. Mesmo com a negativa da entidade, Bolsonaro declarou em entrevista que conversou com Yossi Shelley, um dos assessores especiais de Benjamin Netanyahu, para pedir apoio na liberação dos brasileiros que estão em Gaza. Enquanto isso, aliados do governo Lula se movimentam para que o feito não seja atribuído ao ex-presidente. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou sua conta no X (antigo Twitter) que Bolsonaro está tentando levar vantagens em um trabalho de articulação feito pelo governo Lula. No vídeo compartilhado por Pimenta, ele afirma que “Bolsonaro é como um chupim [pássaro]” e que “ele quer tirar vantagem usando o nome dos outros”. O ministro disse que o governo está há 30 dias trabalhando dia e noite na maior operação de repatriação de brasileiros vindo do Oriente Médio e que nenhuma conquista deve ser atribuída ao ex-presidente.

A declaração de Jair Bolsonaro tem sido endossada pelos seus aliados como o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). “Quer dizer que enquanto o LULA fica atacando Israel e namorando o HAMAS o Bolsonaro conseguiu salvar os brasileiros que estavam na faixa de GAZA?”, diz um trecho da sua publicação no X. Do outro lado, apesar do governo não ter se pronunciado oficialmente contra as falas do ex-chefe do Executivo, a primeira-dama, Janja Lula Silva, fez uma menção indireta às falas de Bolsonaro também pelas redes sociais: “A única verdade é essa aqui. A diplomacia brasileira, sob orientação do Presidente, trabalhando para liberar os brasileiros que estão retidos em Gaza. Esperamos que amanhã eles estejam voando de volta para casa”. No embate, o ex-secretário especial de Cultura na gestão de Bolsonaro, Mario Frias (PL-SP) afirmou em uma publicação que “Enquanto Lula passou todo esse tempo atacando Israel, Jair Bolsonaro intercedeu pelos brasileiros que estão na Faixa de Gaza”. Outro exemplo de como o caso dos brasileiros repatriados se tornou alvo de disputa partidária é que na tarde desta sexta-feira, 10, a hashtag #BolsonaroNobeldaPaz e a expressão ‘Bolsonaro Atrapalhou’ se tornaram os dois assuntos mais comentados do X no Brasil. Confira as publicações:

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul