tudo passa

Lira reclama de vetos presidenciais em reunião com Lula

O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas) levou uma série de reclamações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e líderes do governo.

Por Mais Ceará em 01/11/2023 às 11:34:08

Foto: Reprodução internet

O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas) levou uma série de reclamações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e líderes do governo. Durante o encontro, que também contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Lira questionou os vetos presidenciais que não são combinados com o Congresso, como por exemplo o vetos de Lula ao arcabouço fiscal, à lei que muda as regras do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e ao Marco Legal das Garantias. A reclamação é de que o governo faz apelos para que o Congresso aprove medidas importantes e quando elas são aprovadas o governo acaba sempre vetando pontos importantes. A tramitação de medidas prioritárias para a área econômica também foram tema da reunião, principalmente aquelas que aumentam a arrecadação.

Lula e Haddad também pediram apoio para evitar as pautas-bomba, que são aquelas que aumentam gastos do governo. O clima de tensão vem em meio a desencontros entre o presidente e o ministro da Fazenda, após Lula declarar, durante café da manhã com jornalistas, que dificilmente sua gestão vai conseguir garantir que as contas públicas terminem o ano de 2024 com déficit zero, meta prevista no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Para conquistar esse objetivo, o governo conta com aprovação de algumas medidas que tramitam no Congresso, como a taxação das offshores e dos fundos fechados, conhecidos como super-ricos.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul