tudo passa

Lula já está conversando e aproveitou cirurgia no quadril para plástica nas pálpebras, diz equipe médica

A cirurgia de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transcorreu normalmente, nesta sexta-feira, 29, no Distrito Federal.

Por Mais Ceará em 29/09/2023 às 18:58:40

Foto: Reprodução internet

A cirurgia de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transcorreu normalmente, nesta sexta-feira, 29, no Distrito Federal. Em coletiva de imprensa, a equipe médica responsável pelo procedimento informou que o presidente da República acordou e já está conversando. Além da artroplastia no quadril, que já estava planejada há meses, os médicos também aproveitaram o efeito anestésico para fazer uma plástica nas pálpebras. Segundo o doutor Roberto Kalil, o chefe do Executivo será transferido para o quarto nas próximas horas, onde ficará internado por alguns dias – não será necessária a internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Além disso, o petista deve voltar a despachar a partir da próxima terça-feira, 3, no Palácio do Alvorada. “O presidente foi submetido a uma cirurgia, que é artroplastia no quadril. Só vou fazer uma introdução: ele foi submetido a uma cirurgia, colocação de prótese, que já estava programa. A cirurgia ocorreu sem intercorrências. O presidente se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, o presidente vai para o apartamento, para um quarto normal. Não será necessário semi-intensiva. Em poucas horas, ele vai se alimentar e acordar. Não houve intercorrência. Ele deverá ficar internado nos próximos dias”, afirmou Kalil, informando que a cirurgia durou cerca de três horas. “Estava programa fazer uma pequena correção da pálpebra nos olhos. Foi feita após a cirurgia. É uma coisa simples. Foi aproveitado o efeito anestésico. Foi uma decisão dos últimos dias. Esse era um procedimento simples, que dependia do transcorrer da cirurgia. Por isso que não foi informado. Ele respondeu bem à anestesia e, então, foi aproveitada a correção. Foi um procedimento estético médico, já que também atrapalhava ele no dia a dia”, acrescentou.

Quanto ao processo de recuperação de Lula, o médico Giancarlo Polesello comentou que o presidente da República já deve voltar a caminhar com ajuda de andador neste sábado, 30. “Quanto á recuperação, nós sempre tentamos tirar o paciente da cama o mais rápido possível, até para evitar qualquer complicação. Desde que ele esteja consciente, é recomendado que ele deixe a cama o mais rápido possível. Se ele conseguir, até para não perder musculatura, vamos fazer isso amanhã cedo. Ele acordou muito bem, já está com força nos membros inferiores. Deve começar a fazer exercícios na cama. Depois, ficará sentado na cama. Até ele sair da cama e dar os primeiros passos. Inicialmente, vai começar com andador por causa do equilíbrio. O andador é desejável para não ter problema de equilíbrio. Tentamos fazer o mais rápido possível. Quando não dá, esperamos um pouco”, comentou o especialista.

Presença na COP-30 confirmada

Lula não deve ter problemas para viajar até Dubai, sede da COP-28, importante evento internacional sobre o clima, marcado para acontecer entre 30 de novembro e 12 de dezembro. De acordo com o médico Roberto Kalil, o presidente terá autorização para viajar em seis semanas. “Com mais de seis semanas [para o evento], com certeza o presidente estará autorizado a ir e participar da COP”, disse. Giancarlo Polesello, por sua vez, disse que o chefe do Executivo terá que lidar com algumas dores nas próximas semanas. “Ele tinha uma artrose importante, um desgaste da cartilagem… Qualquer articulação móvel, tem uma cartilagem que recobre as articulações. Quando essa capa fica doente ou desaparece, começa a ter atrito osso com osso. O dele era bastante importante. Provavelmente, depois das dores da operação… Até a segunda semana, ele terá alguns sintomas. Depois, da segunda até a sexta semana, esses sintomas vão diminuindo cada vez mais. A tendência é da sexta até a 12ª semana, a dor vai sumir completamente. Isso demanda algum tempo de recuperação até os tecidos serem recuperados”, explicou.

 

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul