tudo passa

Santo André aprova governos municipal e estadual e se divide sobre gestão federal

Uma pesquisa de opinião realizada no município de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, mostrou que os moradores da cidade aprovam os governos municipal e estadual, mas se dividem na hora de avaliar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por Mais Ceará em 12/09/2023 às 11:29:00

Foto: Reprodução internet

Uma pesquisa de opinião realizada no município de Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, mostrou que os moradores da cidade aprovam os governos municipal e estadual, mas se dividem na hora de avaliar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao longo da pesquisa, foram ouvidos 718 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 7 e 10 de setembro. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, o prefeito Paulo Serra (PSDB) é aprovado por 80,1% da população, enquanto o índice de desaprovação fica em 16%. Do total, 26,7% dos entrevistados disseram considerar a gestão municipal como ótima, enquanto 38,9% a classificam como boa. Do outro lado, 3,9% responderam que a administração atual é ruim e outros 5% classificaram como péssima. Em relação à última pesquisa de opinião, Paulo Serra registrou avanços, já que sua aprovação cresceu 4,2% desde abril.

A pesquisa também mostra que o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) também tem sua gestão bem vista entre os moradores de Santo André, com a taxa de aprovação chegando a 67,4%, contra 26,5% de desaprovação. A maioria dos eleitores disse considerar o governo de Tarcísio como bom (33,3%). A taxa dos que consideram a gestão ótima ficou em 17%. Por outro lado, 5,7% consideram a administração ruim e outros 11,1% a classificam como péssima. No comparativo com a última pesquisa, a aprovação de Tarcísio se manteve estável, com um leve recuo de 0,5%. Já desaprovação aumentou 2,9%. A maior aprovação de Tarcísio está entre os eleitores com idade entre 35 e 44 anos (71%), enquanto a maior desaprovação pertence aos eleitores com 60 anos ou mais (29,6%).

Por fim, a pesquisa mostra que a avaliação do governo Lula está bem dividida entre os moradores da cidade paulista. De acordo com o levantamento, 49,6% dos eleitores aprovam o atual governo, enquanto 47,2% desaprovam a gestão Lula. Questionados sobre como avaliam a administração atual, 14,1% disseram considerar ótima, enquanto outros 23% classificaram como boa e 23,4% chamaram de regular. Entre os que desaprovam, 6,4% dos eleitores classificaram o mandato como ruim e outros 31,2% como péssimo. Em relação à última pesquisa, tanto a aprovação (+1,3%) quando a desaprovação (+0,9%) de Lula cresceram. A maior aprovação de Lula está entre os eleitores de 16 a 24 anos (58,7%), enquanto que a maior taxa de desaprovação fica no grupo entre 25 a 34 anos (50,8%).

Eleições 2024

O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas também projetou cenários da disputa pela prefeitura de Santo André em 2024. Em um dos cenários, Carlos Grana (PT) lidera com 19,5% das intenções de voto, sendo seguido por Luiz Zacarias (PL), atual vice-prefeito, com 15,2%. Em terceiro lugar, está Almir Cicote (Avante), secretário de Educação, com 12,14%. O atual secretário de Ações Governamentais, Pedrinho Botaro, soma 10,6% das intenções, enquanto o Coronel Edson Sardano (PSD) tem 6,8% e Ricardo Alvarez (PSOL) soma 4,9% dos votos. Em outro cenário, sem Grana, a Professora Bete Siraque (PT) aparece na liderança da pesquisa, com 23,5% das intenções, a frente de Zacarias (15,9%) e Cicote (13,4%).

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul