tudo passa

Zanin determina que União forneça remédio mais caro do mundo para criança no CE

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta segunda-feira, 4, que a União forneça o zolgensma a uma menina no Ceará.

Por Mais Ceará em 05/09/2023 às 18:41:38

Foto: Reprodução internet

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta segunda-feira, 4, que a União forneça o zolgensma a uma menina no Ceará. O medicamento é considerado o mais caro do mundo. No fim do ano passado, o remédio entrou no rol do SUS (Sistema Único de Saúde). Ele é usado para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença rara e degenerativa. A defesa da família da criança levaram o caso para o STJ (Superior Tribunal de Justiça). Os advogados alegaram que a criança já tem dois anos, idade limite para o uso do medicamento, e ressaltou que a aplicação estava marcada para esta terça-feira, 5. Na decisão, Zanin diz que o caso se trata de direitos fundamentais de maior grandeza e acolheu os argumentos dos advogados. “O caso em questão trata de direitos fundamentais da maior grandeza, os direitos à vida e à saúde de uma criança, a quem a Constituição Federal atribui prioridade absoluta”, disse Zanin. O magistrado lembrou ainda da inclusão do remédio no SUS, o que para ele comprova sua eficácia. “Não existem dúvidas sobre a eficácia do medicamento para o tratamento da doença”, escreveu o ministro.

No caso analisado pelo magistrado, os advogados da família recorreram de uma decisão do STJ. O ministro Og Fernandes foi favorável ao fornecimento por parte da União. Contudo, o ministro Francisco Falcão havia discordado da decisão. “No caso sob exame, existem outras razões para o provimento do pleito: a reclamante completou recentemente dois anos de idade, período que permite eficiência no tratamento, de acordo com as análises técnicas já examinadas por este Supremo Tribunal Federal, conforme decisões antes mencionadas; e o fármaco já foi comprado, uma vez que a infusão está marcada para o dia 5/9/2023”, afirmou Zanin na decisão.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul