tudo passa

Campos Neto diz que crescimento da economia é fruto de reformas passadas

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo semestre é justificado pela aprovação de reformas ao longo dos últimos oito anos.

Por Mais Ceará em 05/09/2023 às 15:40:30

Foto: Reprodução internet

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo semestre é justificado pela aprovação de reformas ao longo dos últimos oito anos. Em um evento da Julius Group, o chefe do BC afirmou, por outro lado, que a estimativa de crescimento estrutural se tornou menor. "Talvez esse crescimento seja o poder cumulativo das últimas reformas que foram feitas, e não estou falando no último governo, mas em vários… (sobre reformas trabalhista e da previdência, por exemplo). Se eu pulo de oito anos atrás para este momento, diria que, do top 10 [das reformas necessárias], trabalhamos pelo menos uns oito. Você pode até dizer que não foi a reforma ideal, mas parcialmente endereçou o problema, mas, se você olha a estimativa de crescimento estrutural hoje, ela não só não é mais alta, como é mais baixa", disse.

Campos Neto comentou ainda sobre o erro da estimativa do mercado neste segundo semestre. A projeção do PIB era de 0,3%, mas o crescimento da economia brasileira foi de 0,9%. "Os erros estavam concentrados em alguns pontos. Existia uma percepção de retração na agricultura que não veio… como o primeiro trimestre veio muito forte em agro, a gente olha se alguma coisa no segundo trimestre transbordou do primeiro. Tem alguma coisa disso, mas o dado veio muito forte", afirmou Campos Neto.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul