tudo passa

Lula decide dar ministérios a Republicanos e PP, mas quer conversa "olho no olho"

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta sexta-feira, 4, que os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) serão ministros na pequena reforma que o governo Lula terá em breve.

Por Mais Ceará em 04/08/2023 às 23:14:47

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta sexta-feira, 4, que os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) serão ministros na pequena reforma que o governo Lula terá em breve. Segundo Padilha, as conversas diretas com o presidente ainda ocorrerão este mês. "Já tem uma decisão do presidente Lula de trazer esses dois parlamentares [Fufuca e Silvio Costa] que representam duas bancadas importantes do Congresso Nacional. Mas, mais do que elas, podem atrair outros parlamentares, trazer para o governo para ocupar postos de ministérios", afirmou o ministro à imprensa.

Em sua fala, Padilha não informou quais pastas cada um dos dois acupará, mas ele disse que o presidente Lula 'gosta' de construir uma relação com as lideranças partidárias, a fim de ampliar sua base no Congresso Nacional. "Essas conversas olho no olho vão acontecer no mês de agosto e a decisão do presidente Lula já é de trazer essas forças partidárias, essas bancadas de deputados federais para o governo contribuindo com a votação dos projetos", acrescentou.

A governabilidade foi um dos entraves neste primeiro semestre de terceiro mandato do Lula. O executivo não tem maioria entre os parlamentares, e precisa negociar a fim de que as medidas enviado ao Parlamento sejam aprovada e entrem em vigor. Direções nos ministérios , por exemplo, tornaram-se instrumentos de barganha. Neste caso específico, a troca ocorre depois do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, dizer que não havia consenso para a aprovação do arcabouço fiscal. Em outras ocasiões, o Presidente Lula já afirmou que a entrada do "Centrão” no governo vai garantir mais tranquilidade para as aprovações da medidas encaminhadas pelo Executivo.

Com adesão do Partido Progressita (PP) e do Republicanos ao terceiro mandato de Lula, a base do governo chegar a 300 parlamentares, mais da metade do total da Câmara. André Fufuca está sendo cotado para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, substituindo o Wellington Dias; e Silvio Costa Filho, poderá ficar com o Ministério do Esporte, substituindo atual ministra Ana Moser.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul