tudo passa

Infectologista alerta para riscos de aumento de casos de Covid-19 no Carnaval

Por Mais Ceará em 17/02/2023 às 12:57:21

O Carnaval pode gerar uma nova onda de casos de Covid-19, mas em um cenário epidemiológico mais positivo do que os últimos anos, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

carnaval
Foto: Agência Brasil

Segundo Bernardo Almeida, infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, a tendência de aumento de casos do novo coronavírus acontece devido ao aumento de interações no período.

“Um dos fatores que influenciam na capacidade de transmissibilidade do SARS-CoV-2 é o número de interações entre diferentes indivíduos, particularmente entre quem tem a infecção em fase de transmissibilidade e outras pessoas suscetíveis. A tendência é que em um feriado como Carnaval aumente o número de relações interpessoais”, explica.

O número de mortes provocadas pela doença está em queda e o de novos casos segue estável. O especialista acredita que o aumento de casos por causa do Carnaval não vai impactar o sistema de saúde porque as pessoas já estão imunizadas.

“A principal variável que move a dinâmica epidemiológica do SARS-CoV-2 hoje é a imunidade, gerada por vacinação ou infecção prévia. A imunidade populacional neste momento é bastante robusta”, destaca.

A recomendação é que o folião mantenha a vacina em dia e, se diagnosticado com a doença, não vá para a festa.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul