tudo passa

Momento de desconectar! Especialista ressalta a importância de tirar férias

Por Mais Ceará em 13/12/2022 às 16:12:07

O psicólogo Umberto Anselmi ressalta a necessidade deste período para que o indivíduo possa avaliar suas ações e esforços. “Passamos a maior parte do tempo de nossas vidas no trabalho. Muitas vezes mais do que com a família. Entramos em um modo automático de execução de atividades que nem sempre é a mais produtiva. Por esse motivo, se afastar da atividade profissional é um modo de zerar a mente, que ao estar relaxada, poderá ser mais criativa e produtiva”, explica o psicólogo.

Anselmi também ressalta o alto nível de estresse acumulado no período. “Muitas vezes o profissional extrapola suas forças e, além de adoecer psicologicamente, reduzindo sua capacidade produtiva, seu corpo responde fisicamente, como imunidade baixa e tantas outras situações que o obrigarão a se a afastar de seu trabalho, ou, no mínimo, diminuirão seu rendimento. Por isso, uma parada de manutenção preventiva, que chamamos de férias, é sempre o caminho mais viável e, acredite, econômico”.

Sair de férias não é somente não frequentar o ambiente de trabalho. Anselmi ressalta a importante de, de fato, se dar este tempo. O psicólogo dá algumas dicas para melhor aproveitar este período. “Aconselho nos primeiros dias resolver questões burocráticas, como possíveis exames médicos, contato com bancos, fornecedores, questões de matrículas, regularização de dívidas, enfim. Por ser um momento em que sua mente está em processo de frenagem, sentir o dia ainda útil é um bom mecanismo para não sentir a culpa da ociosidade. Depois, planeje possíveis viagens, encontro com amigos, familiares, uma atividade prazerosa que goste. Independente do orçamento financeiro para este período, ter uma nova rotina irá tornar seu cérebro mais produtivo. O grande cientista Albert Eisntein dizia que uma mente que cria um problema não é capaz de solucioná-lo. Eu entendo que se afastar de questões profissionais por um período, nos faz enxergar com mais criatividade e otimiza nossos esforços produtivos”, ensina o psicólogo.

Umberto Anselmi finaliza: “passar longos períodos sem descanso não faz do profissional alguém mais competente, e sim, mais displicente com sua vida e saúde. Mesmo que ao primeiro momento pareça ser alguém mais comprometido com o trabalho, a longo prazo se consolidará em um problema para a instituição, já que acarretará em queda gradativa de entregas e possíveis problemas de relacionamento e de saúde. Dessa forma, profissional e instituição devem ver o período de férias como um investimento, uma parada necessária de manutenção para não precisar atingir momentos críticos de parada brusca”.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul