tudo passa

Necrose no nariz após rinomodelação; entenda os riscos

Por Mais Ceará em 28/11/2022 às 16:41:02

Segundo Uguetto, “a necrose de pele acontece quando a gente injeta o produto dentro de alguns vasos sanguíneos que irrigam o nariz ou quando há uma grande injeção de produto num mesmo dia. Ou seja, injetado muito produto, essa pele fica tensa e isso atrapalha a circulação”. Quando isso acontece, a pele e os tecidos infectados começam a morrer.

Quais os riscos da rinomodelação?

A rinomodelação é um procedimento que muda a estética nasal por meio da aplicação de um produto. Na maioria das vezes, é utilizado ácido hialurônico, que é considerado um material seguro para o corpo humano. “Ele (ácido hialurônico) é absorvido pelo organismo e de fácil retirada, então, é um produto de qualidade. O grande problema da rinomodelação é que ela está, também, associada a algumas complicações e intercorrências”, diz Uguetto.

Segundo o médico, as complicações graves que podem acontecer após uma rinomodelação são edemas com infecção e necrose de pele, como aconteceu com Naldo. “É raro você ter necrose, é raro ter infecção, mas quando isso acontece, essas complicações são graves, porque causam sequelas estéticas irreversíveis”, afirma

Geralmente, esses problemas são causados quando o procedimento estético é feito de forma negligente, em lugares que não têm as condições adequadas ou por profissionais que não são capacitados

“A clínica (onde Naldo fez o procedimento) era "especializada em harmonização facial", mas muitas vezes o procedimento não é realizado por um médico – às vezes é feito por biomédico – e a falta de conhecimentos em anatomia é o que pode levar a essas complicações”, explica.

Naldo não deu detalhes sobre o local e a especialidade do profissional que realizou a sua rinomodelação.

Sintomas, tratamentos e sequelas

Quando há necrose de pele ou edema com infecção, a região infectada tende a ficar inchada, vermelha, quente ao toque e, em alguns casos, com bolhas. A pessoa geralmente sente dor intensa no local, mal-estar e febre.

O tratamento adequado demanda avaliação médica individual e varia de caso para caso. Geralmente, são receitados antibióticos ou anti-inflamatórios para conter a infecção.

Em caso de necrose, quando é irreversível, é necessário retirar os tecidos necrosados e reconstruir a pele do local afetado. A depender do tamanho do local afetado, é preciso fazer um transplante de pele.

O médico pode retirar pele de outras regiões do corpo do paciente, como da testa ou da bochecha, para reconstituir a pele do local afetado pela necrose. Ao final, o paciente fica com uma cicatriz.

“Uma reconstituição nunca é igual ou perfeita à pele normal do paciente, por isso falamos que as sequelas estéticas são irreversíveis”, alerta Uguetto.

Quando a necrose não é tratada rapidamente, ela pode ultrapassar a barreira da pele e afetar a parte interna do nariz. “A pessoa pode perder o nariz, atrapalhando a parte funcional da respiração porque o ar deixa de passar pelo nariz”, finaliza o médico.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul