tudo passa

Laboratório de Curitiba oferece exames gratuitos para detecção do câncer de próstata

Por Mais Ceará em 02/11/2022 às 10:01:11

O Laboratório de Análises Clínicas (LANAC) oferece, nestas quinta-feira (3) e sexta-feira (4), 50 exames gratuitos para identificação do câncer de próstata, na sede central, na Rua Itupava, em Curitiba. Para realizar o exame é necessário um jejum de três horas.

câncer de próstata
Foto: Pixabay

Um dos marcadores tumorais mais solicitados pelos médicos em todo o mundo, o PSA – Dosagem do Antígeno Prostático Específico – é utilizado para revelar inflamações ou traumas na próstata e o crescimento benigno da glândula.

“A dosagem, realizada por amostra de sangue, mostra se o PSA está normal ou aumentado. Caso esteja com valor acima de até 4 ng/ml do antígeno no sangue, o paciente realiza um novo teste e, eventualmente, deve fazer exames complementares para determinar a origem deste aumento”, explica o bioquímico e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski.

A taxa elevada desse antígeno indica um problema de funcionamento da próstata, mas não é suficiente para diagnosticar o câncer. É necessário que os pacientes realizem exames complementares e consultem regularmente um médico de confiança.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o mais incidente no homem, perdendo apenas para o câncer de pele, e o segundo que mais mata, segundo o Ministério da Saúde. Entre 2019 e 2021, foram registrados mais de 47 mil óbitos, 16.055 apenas em 2021, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022, sendo que os fatores de risco estão relacionados à idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul