tudo passa

Prefeitura de Curitiba intensifica tratamento de diabetes agravadas durante a pandemia

Por Mais Ceará em 20/10/2022 às 15:23:29

Para evitar o risco de complicações na saúde das pessoas com diabetes em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem chamado os curitibanos atendidos nas Unidades de Saúde que tiveram o risco de agravamento aumentado durante a pandemia. A equipes entram em contato com esses usuários do SUS Curitibano e os convida a retomar e intensificar o tratamento.

Foto: Levy Ferreira/SMCS.

A proposta, que já começou em julho de 2021, convocou 5,2 mil curitibanos e tem resultados efetivos, segundo a prefeitura: o levantamento feito com os primeiros 1,5 mil participantes aponta que 21% apresentou melhoras nos exames laboratoriais para controle da doença.

Os primeiros a serem chamados foram quem tem entre 40 e 50 anos e estavam com maiores índices de glicose no sangue apontados nos exames processados e analisados pelo Laboratório Municipal. Neste ano, a busca ativa se estendeu a pessoas com até 60 anos.

Foi assim com a diarista Edicleia Sales, 51 anos. Ela descobriu que tem diabetes há dez anos e conta que, durante a pandemia da covid-19, deixou o controle glicemia em segundo plano. O corpo não demorou a reclamar: passou a sentir tonturas, dores musculares. Também veio o formigamento nos pés e pernas, que evoluiu para feridas, um agravamento do chamado “pé diabético”.

Foi quando os profissionais da Unidade de Saúde Fernando de Noronha, no Santa Cândida, não só convidaram, mas persistiram no chamado para que ela retomasse o tratamento.

“Foi excelente. Eu não sabia que as feridas que apareceram no meu pé tinham a ver com a diabetes. Me ensinaram sobre a doença, pediram exames, me indicaram uso da insulina, acompanham como estou. Minha glicemia e minha saúde já melhoraram bastante”, conta Edicleia.

Foto: Levy Ferreira/SMCS.

Tratamento intensivo

A SMS iniciou os contatos assim que os casos mais graves de internamentos por causa da covid-19 diminuíram na cidade, em julho do ano passado. A intensificação do tratamento da diabetes para pessoas entre 40 e 60 anos com alto risco de agravamento faz parte das ações do Programa Escute o Seu Coração, que integra o Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida na cidade.

“Esse projeto mostra o cuidado das nossas equipes para evitar o agravamento da diabetes, protegendo a qualidade de vida e a vida dos curitibanos, ao chamar as pessoas à Unidade de Saúde para intervir no curso da doença”.

destaca a secretária municipal das Saúde, Beatriz Battistella

Aos pacientes que atendem ao chamado é ofertado o acompanhamento multiprofissional nas Unidades de Saúde com o agendamento de exames laboratoriais e análise do quadro do usuário.

A partir disso, é elaborado um plano de cuidado personalizado, que será realizado por uma equipe multiprofissional. O paciente tem atendimentos com a enfermagem, médicos, nutricionistas, educadores físicos, endocrinologista, dentista, conforme a necessidade de cada quadro.

São dadas orientações para o autocuidado, como alimentação saudável e atividade física, assim como uso correto de insulina e automonitoramento glicêmico, além do acompanhamento nas unidades de saúde da evolução de cada paciente.

Doença silenciosa

A diabetes é uma doença silenciosa que, se não for acompanhada corretamente, pode agravar para o desenvolvimento de distúrbios cardíacos, pé diabético, problemas dentários.

O usuário do SUS Curitibano que tem diabetes não precisa aguardar a convocação das equipes da SMS: pode procurar sua unidade de saúde de referência para avaliação do quadro e encaminhamento para um plano de cuidado.

Foto: Levy Ferreira/SMCS.

Proposta premiada

O projeto teve reconhecimento nacional em julho deste ano: foi campeã da categoria Paraná na 17ª edição da Mostra Brasil Aqui Tem SUS no 34ª Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul