tudo passa

Datafolha: Lula lidera com 45%; Bolsonaro vai a 34%

Por Mais Ceará em 09/09/2022 às 20:25:42

A 23 dias do primeiro turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida ao Palácio do Planalto. É o que aponta a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta sexta-feira, 9. De acordo com o levantamento, o petista tem 45% das intenções de voto. Na segunda colocação aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), que chegou aos 34%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 7%, ante 5% da senadora Simone Tebet (MDB). O levantamento, finalizado nesta sexta, começou a ser feito na quinta-feira, 8, um dia depois das manifestações de 7 de setembro promovidas por apoiadores do atual mandatário do país em diversas cidades do país, com destaque para os atos da Avenida Paulista (SP), em Copacabana (RJ) e na Esplanada dos Ministérios (DF). A pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo, tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ouviu 2.676 eleitores em 191 cidades e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07422/2022.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 1º de setembro, Lula tinha 45%, contra 32% de Bolsonaro. Ou seja, neste período, o presidente da República oscilou positivamente dois pontos, dentro da margem de erro. Em termos numéricos, o candidato do PL atinge seu maior patamar de intenções de voto desde dezembro. Mais do que isso, trata-se da menor distância entre os dois principais candidatos desde maio de 2021. Em relação ao último levantamento, Ciro oscilou negativamente 2 pontos, também dentro da margem, enquanto Tebet se manteve estagnada. No cenário apresentado no dia 1º de setembro, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), o coach Pablo Marçal (PROS) e o cientista político Luiz Felipe d’Ávila (Novo) tinham 1%. Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano, Eymael, Léo Péricles e Roberto Jefferson (PTB) não pontuaram. Neste novo intervalo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou as candidaturas de Marçal e Jefferson, que não foram incluídos nesta nova rodada de pesquisa.

Desde 1989, o candidato que apareceu na liderança das pesquisas a um mês do pleito foi eleito presidente da República. O cenário se confirmou mesmo em casos em que a disputa estava bastante acirrada. No dia 29 de agosto de 2014, por exemplo, a então presidente Dilma Rousseff (PT), que tentava a reeleição, e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, à época no PSB, estavam empatadas com 34% das intenções de voto. No início de setembro, a petista aparecia numericamente na primeira colocação, com 35%, contra 34% da pessebista. Em 2018, quando Bolsonaro venceu Haddad, o então deputado federal, filiado ao PSL, tinha 24% da preferência do eleitorado, contra 13% de Ciro Gomes, 11% de Marina e 9% de Fernando Haddad (PT). Desta vez, porém, o atual presidente da República inicia as últimas três semanas de campanha precisando superar uma diferença de 11% para Lula.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul