tudo passa

Uma em cada dez crianças de até 5 anos está acima do peso no Brasil

Por Mais Ceará em 03/06/2022 às 18:03:47

Uma em cada dez crianças de até cinco anos de idade está acima do peso no Brasil, de acordo com dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil encomendado pelo Ministério da Saúde. O levantamento também aponta que 7% desta população apresenta sobrepeso e 3% já são consideradas obesas.

dia mundial de combate a obesidade infantil crianças acima do peso
Foto: Marcelo Casal Junior / Agência Brasil

Nesta sexta-feira (3), é celebrado o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil com intuito de alertar a população sobre os riscos e cuidados necessários para o combate da doença.

Conforme o relatório da pesquisa do Ministério da Saúde, o excesso de peso pode prejudicar o crescimento e o desenvolvimento infantil, podendo levar, inclusive, à ocorrência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer e problemas cardiovasculares.

A nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos, Carla Maciel, ressalta que os índices refletem os hábitos alimentares ruins no país. Segundo a especialista, a rotina alimentar saudável deve ser praticada antes mesmo do nascimento e, especialmente, na primeira infância.

“O ideal é evitar até os dois anos de idade o contato da criança com alimentos ricos em açúcares refinados e farinhas brancas, uma vez que é um hábito que ela terá em longo prazo quando seu paladar vão viciar nesses componentes”, reforça.

Conforme o Ministério da Saúde, estima-se que 6,4 milhões de crianças têm excesso de peso e 3, milhões sejam obesas. O sobrepeso acontece quando a criança está acima da medida que seria considerada adequada ou saudável para idade, sexo ou tamanho. Já a obesidade é quando a pessoa tem uma quantidade ainda mais excessiva de gordura corporal, com maior probabilidade de impactar na saúde como um todo.

A nutricionista orienta que é preciso estimular o paladar infantil. Além disso, os pais também precisam acompanhar os hábitos alimentares dos pequenos.

“Uma forma interessante de fazer essa oferta é decorar os pratos de uma forma lúdica, com cores dos alimentos fazendo com que ela aumente a sua atenção para comida. Além disso, é importante a influência da família nesta construção. Tudo o que a criança for comer a adesão será maior se os pais também consumirem aqueles alimentos a acompanhando no momento da refeição”, destaca.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul