Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Jornal da Manhã

"Impeachment sem crime de responsabilidade é tumulto na democracia", avalia Van Hattem


O candidato à Presidência da Câmara, deputado Marcel van Hattem, afirmou que, até agora, os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro protocolados na Casa não tem crime de responsabilidade claramente definido. "É algo que o [Rodrigo] Maia tem dito e que o Novo tem avaliado. O impeachment é um processo que demanda crime claramente definido. Há fatos pretéritos que dão preocupação, como o uso da Abin para fins pessoais, o Novo requereu informações para entender melhor o assunto. Se não é apenas mais um tumulto na democracia e nas instituições, o que não é bem-vindo", completa.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, Van Hattem reiterou que, como candidato, pretende unir os deputados para andar em conjunto porque existem pautas importantes a serem avaliadas. "Precisamos começar a agilizar o que está parado na Câmara. Não temos problemas em elogiar quanto tem mérito ou criticar quando precisa. Já elogiamos a reforma da Previdência, mas não temos controle sobre tudo. Precisamos manter a fiscalização constante. As privatizações dos Correios, da Eletrobrás estão paradas." O deputado pretende privatização o máximo de estatais possíveis e avançar na reforma tributária e administrativa para destravar a pauta econômica.

Leia também

Lira e Maia divergem sobre postura de Doria e Bolsonaro após liberação de vacinas

Qual é o papel dos presidentes da Câmara e do Senado e por que o cargo é alvo de tanta disputa?

Além de Arthur Lira e Baleia Rossi, eleição para a Câmara já reúne mais seis candidaturas

Defensor da votação presencial e secreta, o candidato ao pleito que acontece no dia 1º de fevereiro destacou que tudo o que foi prometido pela bancada do Novo na campanha de 2018 tem sido cumprido à risca. Ele alfinetou alguns concorrentes e disse que, "sem nem falar da questão criminal", é preciso olhar o currículo dos candidatos para ver quem tem compromisso com o combate à corrupção. Entre as pautas polêmicas, ele citou o juiz de garantias e a lei do abuso de autoridade. "O presidente da Câmara é quem pode colocar a bola no meio do campo. Nós, deputados federais, somos o poder constituinte. Por isso queremos dar um basta nessa relação promiscua entre os poderes", finaliza Van Hattem.

JP

Jornal Da Manhã Política Câmara Dos Deputados Impeachment Jair Bolsonaro Marcel Van Hattem Novo Rodrigo Maia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!