Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Eleições 2020

Partido Liberal expulsa candidato a vereador em SC conhecido por suástica nazista na piscina


O Partido Liberal (PL) encaminhou, nesta sexta-feira, 9, a expulsão do candidato a vereador na cidade de Pomerode, no interior de Santa Catarina, Wandercy Antonio Pugliesi, que ficou conhecido por ter uma piscina com a imagem de uma suástica nazista em casa. Em nota, o PL disse que "desconhecia a filiação do candidato, conduzida diretamente pelo órgão de direção municipal". "Por não compactuar ideologicamente com o filiado, o PL encaminhou o desligamento do mesmo. O partido reforça sua firme posição contra todo tipo de apologia à discriminação, seja racial, religiosa ou social", afirmou a legenda.

Leia também

Julgamento de Carol Solberg no STJD do vôlei é remarcado; saiba nova data

'Politicamente correto no humor precisa ser questionado', diz Tom Cavalcante

Após fala polêmica, Bolsonaro diz que Lava Jato vai continuar 'normalmente em alguns estados'

Conhecido como Professor Wander, ele lecionava história em escolas e cursinhos pré-universitários em Blumenau. Em 2014, virou assunto nacional quando um policial civil flagrou, durante um passeio de helicóptero, uma suástica nazista na piscina particular de sua casa. Na época, o professor não foi enquadrado, pois não fez qualquer tipo de apologia pública ao nazismo, o que configura crime segundo a Lei 7.716/89. Em 1994, a polícia apreendeu materiais seus relacionados ao nazismo, como livros, revistas, fotografias, gravuras do exército alemão, objetos com a suástica e uma camiseta estampada com a imagem de Adolf Hitler.

Nas redes sociais, Wander apoia o presidente Jair Bolsonaro, e faz críticas ao comunismo, ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao Democratas (DEM), partido do atual prefeito de Pomerode, Ércio Kriek. O nome de Pugliesi ainda constava no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 18h desta sexta-feira, 9, mas a candidatura aparece como "aguardando julgamento". O candidato declarou um total de R$ 451 mil em bens.

JP

Eleições 2020 Política Eleições Jair Bolsonaro Nazismo Partido Liberal Santa Catarina

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!