Vai dar certo

Após ômicron, Anvisa exige avaliação de eficácia de vacinas contra variantes

Por Mais Ceará em 01/12/2021 às 17:55:15

A Anvisa (Agência Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria) exigiu que os laboratórios avaliem a efic√°cia da vacina contra a Covid-19 diante das novas variantes.

Para isso, a agência solicitou às desenvolvedoras de vacinas informa√ß√Ķes sobre os estudos em andamento. O ofício foi encaminhado nesta quarta-feira (1¬į) para os laboratórios que possuem vacinas aprovada no Brasil: Pfizer, Instituto Butantan, Fiocruz e Janssen.

A Anvisa informou, em nota, que est√° trabalhando ativamente com os reguladores internacionais e desenvolvedores dos imunizantes para possibilitar uma atua√ß√£o r√°pida diante de potenciais impactos da nova variante ômicron nas vacinas contra Covid-19.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“A Anvisa exige, para as vacinas autorizadas, que os desenvolvedores monitorem e avaliem o impacto das variantes na efic√°cia e na efetividade dos imunizantes. É preciso observar, porém, que esses estudos demandam tempo, uma vez que é preciso obter informa√ß√Ķes genéticas e amostras de pacientes para ent√£o realizar os testes e a an√°lise”, disse.

A expectativa da agência é que, nas próximas semanas, estejam disponíveis os dados das avalia√ß√Ķes iniciais. Até o momento, n√£o se conhece esses impactos.

Segundo a Anvisa, o momento é de cautela. Isso porque, até o momento, o que se sabe é que as vacinas permanecem efetivas na preven√ß√£o contra a Covid-19 e desfechos clínicos graves, incluindo hospitaliza√ß√£o e morte.

A agência avalia que o melhor a se fazer é que a popula√ß√£o se vacine ou receba o refor√ßo do imunizante. Além de manter as medidas de preven√ß√£o, como o uso de m√°scara, a higieniza√ß√£o das m√£os e o distanciamento social.

“A Anvisa mantém o compromisso de atuar juntamente com as autoridades internacionais e as empresas envolvidas para permitir que as atualiza√ß√Ķes nas vacinas, caso necess√°rias, sejam realizadas com agilidade, mantendo o perfil de qualidade, efic√°cia e seguran√ßa”, disse em nota.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
Comunicar erro
CAMES

Coment√°rios

Pintando o SeteAzul