tudo passa

AO VIVO: CPI da Covid-19 ouve a médica Luana Araújo; acompanhe

Por Mais Ceará em 02/06/2021 às 10:21:01

A CPI da Covid-19 ouve, nesta quarta-feira, 2, a médica Luana Araújo. A infectologista foi escolhida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para o cargo de secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, atuou por 10 dias, mas a nomeação não foi concretizada. Os parlamentares querem esclarecer se a decisão foi política, uma vez que Araújo era uma crítica do uso de cloroquina e outros medicamentos comprovadamente ineficazes para o tratamento da doença. A convocação atende um pedido feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE), titular da comissão. No requerimento, o petista afirma que a infectologista foi demitida “a mando do Presidente da República”.

O depoimento de Luana Araújo foi antecipado por decisão do presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM). Segundo apurou a Jovem Pan, o movimento faz parte de uma articulação do grupo majoritário da comissão, o G7, para ouvir, na terça-feira, 8, o ministro da Saúde. Para os parlamentares, a médica pode fornecer informações que serão utilizadas para confrontar Queiroga em sua segunda oitiva. O segundo depoimento de Queiroga será marcado por questionamentos sobre a postura do presidente Jair Bolsonaro, que, nas últimas semanas, promoveu aglomerações em passeatas com motociclistas em Brasília e no Rio de Janeiro. Além disso, os senadores querem esclarecimentos sobre os protocolos sanitários e os riscos que a realização da Copa América podem trazer ao combate da pandemia no Brasil. O torneio será disputado por 10 seleções em quatro sedes (Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás e Rio de Janeiro) entre os dias 13 de junho e 10 de julho. Acompanhe a cobertura ao vivo da Jovem Pan:

09:54 – Governista pede que governador do Amazonas seja ouvido na terça-feira, 8

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), aliado do Palácio do Planalto, pediu ao presidente Omar Aziz (PSD-AM) que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), seja ouvido pela comissão na terça-feira, 8. Lima foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira, 2. A PF investiga fatos relacionados a possíveis práticas de crimes de fraude a licitação, desvio de recursos públicos e pertencimento a organização criminosa.

09:47 – Suplente diz que Nise Yamaguchi foi "linchada virtualmente" por depoimento à CPI

O senador Marcos do Val (Podemos-ES), suplente da comissão, disse que a médica Nise Yamaguchi, que depôs na segunda-feira, 1º, foi “linchada virtualmente” em razão de seu depoimento à CPI da Covid-19. Para o parlamentar, a oncologista e imunogolista foi “humilhada” e “constrangida” pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico de formação.

09:41 – Omar Aziz abre a sessão

Presidente da CPI da Covid-19, o senador Omar Aziz (PSD-AM) abriu há pouco a sessão desta quarta-feira. Os senadores vão ouvir a médica Luana Araújo.

Fonte: JP

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul