tudo passa

Parabéns para Dr Lúcio Alcântara

Ex Governador completa 78 anos de uma vida dedicada a "servir".

Por Mais Ceará em 16/05/2021 às 11:20:42

Foto de Heribelton Martins - Nova Russas

Um dos mais destacados homens públicos da história política do Ceará, Dr Lúcio Gonçalo de Alcântara é médico de formação, mas a política o encontrou como meio para servir sua coletividade. Completando natalício neste 16 de maio, Dr Lúcio tem até hoje rotina ativíssima de compromissos com seu povo. Servir é o ofício principal do Dr Lúcio, e isso além de prazeroso é combustível para sua caminhada.


Intelectual de relevante grandeza, Dr Lúcio além de múltiplas ocupações em prol da Sociedade Cearense, é também imortal e Presidente da Academia Cearense de Letras. Sua trajetória política é inspirativa e rica, sempre colocando o Cearense no núcleo de suas decisões. Foi Secretário de Saúde do Estado aos 27 anos (1971-1973), função que voltaria a exercer por mais duas vezes, em 1975 e 1991. Assumiu a Secretaria para Assuntos Municipais em 1978 e, aos 36 anos, foi prefeito de Fortaleza (1979-1982), exercendo um mandato marcado pela defesa do meio ambiente, criando o Parque Adahil Barreto e garantindo proteção às lagoas urbanas de Fortaleza.

Foi Deputado federal por dois mandatos (1983-1987 e 1987-1991), participou da Assembleia Nacional Constituinte em 1988. Foi vice-governador do Ceará de 1991 a 1994. Nas eleições de 1994, na coligação que apresentava a candidatura de Tasso governador, elegeu-se senador pelo PSDB, com mais de um milhão de votos. No Senado Federal, ocupou a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos e do Conselho Editorial. Foi também membro da Comissão de Educação e da Comissão de Assuntos Sociais.

Em 2002, foi eleito governador do Ceará, tendo em seu Governo deixado um legado imaterial para o desenvolvimento do Estado, o colocando na rota do progressista do Brasil, e preparando estruturalmente o Estado para o futuro. O FECOP e a aprovação da Lei dos Mestres da Cultura são exemplos de um Governo preocupado com as gerações vindouras de cearenses.

Dr Lúcio é figura respeitada por aliados e adversários, um típico homem público que norteia-se pelo farol do interesse coletivo, e segue servindo os Cearenses que batem a sua porta. Carrega em si um conhecimento ímpar e a admiração dos que tem o privilégio de conviver. Parabéns ao Dr Lúcio Gonçalo de Alcântara.

Fonte: Redação

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul