tudo passa

Sem querer polemizar sobre grávidas, Ratinho Jr diz que municípios podem escolher prioridades na vacinação

Por Mais Ceará em 06/05/2021 às 11:30:52

Após a polêmica que confrontou a prefeitura de Curitiba e a Secretaria Estadual de Saúde sobre priorizar a vacinação de professores contra a covid-19, tirando a previsão das grávidas e puéperas feita pela capital, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, disse, em entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira (6), que cada município tem autonomia para definir quais grupos serão atendidos com as novas vacinas recebidas pelo estado na última sexta-feira, 30 de abril, por meio do Ministério da Saúde.

“Cabe ao município fazer o seu plano de vacinação. Não sei se Curitiba fez algo diferente daquilo que planejamos e falamos. Mas a nossa ideia é colaborar e atender à demanda dos municípios o máximo possível”, disse o governador.

Foto: Antônio Nascimento/ Banda B

Na última terça-feira (4), Curitiba anunciou que não vai poder vacinar as gestantes com essa nova remessa de vacinas, deferente do que afirmou o governo do estado ao receber as doses do Ministério da Saúde.

“Desde do início de abril, eu falei que a prioridade do estado era o Plano Nacional de Imunização, mas dá liberdade para que o Estado possa eleger as suas prioridades. E nossa prioridade era vacinar as pessoas de 60 +. Nós conseguimos fazer isso. E depois falei que a prioridade seriam as pessoas com comorbidades e começar a vacinar o pessoal da saúde. Então nós falamos isso há 40 dias. Então os municípios são avisados. Os secretários de saúde acompanham esse planejamento”, afirmou Ratinho Júnior.

Vacinação de gestantes em Curitiba ainda sem previsão

A Prefeitura de Curitiba informou, nesta quarta-feira (5), que não vai começar a vacinação de gestantes e puérperas nesta semana. Segundo a administração municipal, a previsão inicial era sim de fazer as vacinações, no entanto, o anúncio do Governo do Paraná para antecipar a imunização de professores alterou o cronograma. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) contesta as informações.

Segundo a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, o anúncio do Governo do Estado pegou a capital de surpresa. “Nossos cronogramas seguem rigorosamente a determinação do Plano Nacional, com controle de primeira e segunda dose para cada grupo imunizado. Fomos surpreendidos com esse anúncio de antecipação de fase, o que diminuiu nossa quantidade de doses previstas”, disse.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul