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Sofre com dor de cabeça? Confira cinco dicas para conseguir alívio sem recorrer a remédios

Por Mais Ceará em 03/05/2021 às 12:45:16

A dor de cabe├ža é um mal extremamente comum entre os brasileiros. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, pelo menos 20% das mulheres e 10% dos homens no Brasil s├úo obrigados a conviver com crises de enxaqueca. No entanto, a dor de cabe├ža quando n├úo é crônica, pode ser aliviada sem a necessidade de remédios.

Apesar de estarmos entrando no inverno em tempos de Covid-19, a dor de cabe├ža nem sempre est├í associada a doen├žas. A causa pode ser estresse, m├í alimenta├ž├úo, cansa├žo, ansiedade, entre outros. Na maior parte das vezes, medidas simples podem acabar com a dor.

Dor de cabe├ža nem sempre est├í associada a doen├žas. Foto: Pixabay

Aumentar a ingest├úo de líquidos e colocar compressas no local dolorido pode ajudar a dar um tempo na dor de cabe├ža. Contudo, se a durar de durar mais de 3 dias e n├úo melhorar ou se tiver acompanhada de sintomas como vômitos, febre, vômitos ou cansa├žo em excesso, é importante procurar um médico para saber o que est├í acontecendo. Após alguns exames, ele pode orientar qual deve ser o tratamento adequado.

Pensando em ensinar medidas simples, o Blog Tua Saúde listou 5 dicas com o que você pode fazer em casa para acabar com a dor de cabe├ža:

1. Compressas Frias ou Mornas

Compressas podem ajudar contra dores de cabe├ža. Foto: Unsplash

As compressas devem ser aplicadas a cabe├ža por cerca de 15 a 20 minutos no local onde h├í a dor. A compressa fria é normalmente indicada quando a dor de cabe├ža é típica da enxaqueca, ou seja, quando é constante e, em alguns casos, acompanhada por outros sintomas. Em todo caso, as compressas de ├ígua morna s├úo indicadas para quando a dor de cabe├ža é tensional ou desencadeada por causa de estresse.

2. Tomar café

Café pode ser usado para aliviar dores de cabe├ža. Foto: Pixabay

Uma xícara de café forte e sem a├žúcar pode ajudar a combater a dor de cabe├ža. No entanto, tome essa atitude apenas se você tiver boa toler├óncia a cafeína. Caso contr├írio, sua dor pode ficar ainda mais acentuada. Além do café, a ingest├úo de líquidos ao longo do dia também é essencial.

3. Massagem na cabe├ža

Massagem na cabe├ža também é boa alternativa para acabar com as dores. Foto: Pixabay

As massagens na cabe├ža mobilizam a corrente sanguínea, diminuem a dor e ajudam a relaxar. A ideia é fazer com as pontas dos dedos, massageando a testa, nuca e parte lateral da cabe├ža.

4. Dormir bem

Dormir bem na noite anterior é essencial para te dar mais disposi├ž├úo no dia seguinte. Foto: Pixabay

A dor de cabe├ža pode ser uma indica├ž├úo de que o seu corpo est├í precisando descansar. Pensando nisso, uma boa noite de sono poder├í aliviar qualquer desconforto. Contudo, para que isso aconte├ža, evite ficar mexendo no smartphone ou na televis├úo até altas horas. Além disso, crie um ambiente escuro o suficiente para que você durma com tranquilidade.

5. Tomar chá

Ch├í de gengibre tem subst├óncias analgésicas e anti-inflamatórias. Foto: Pixabay

Os ch├ís podem ser ótimos para curar as dores de cabe├ža. Segundo especialistas, o ch├í de gengibre pode ajudar a acabar com o desconforto j├í que conta com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Se você sentir dor, basta colocar 2 cm de raiz de gengibre em uma xícara de ├ígua, deixar ferver por 5 minutos, coar, deixar esfriar e beber.

Fonte: Banda B

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