Pintando o SeteAzul

Para entidades, pacientes com maior chance de viver tem prioridade de UTI Covid

Por Mais Ceará em 09/04/2021 às 23:06:51

 

A base para defini√ß√£o é uma ferramenta chamada quikSOFA, que avalia a falha de órg√£os sequencias. Ou seja, mede o funcionamento do cora√ß√£o, pulm√£o, rim, fígado, intestino e identifica quais pacientes apresentam maior risco. Também é feita uma avalia√ß√£o da capacidade funcional: se o paciente est√° caminhando ou n√£o, se est√° se alimentando¬Ö “S√£o ferramentas muito conhecidas e que j√° s√£o utilizadas. Constam no prontu√°rio da enfermaria. Os dados j√° est√£o disponíveis”, informou.

Fernandes lembrou que s√£o apenas recomenda√ß√Ķes para auxiliar na tomada de decis√£o do profissional de saúde e n√£o uma obriga√ß√£o. Como houve aumento nos leitos de UTI ao longo da pandemia e faltam profissionais com experiência à frente de algumas unidades, o protocolo visa também auxiliar os médicos que tiveram de ser realocados para a fun√ß√£o e precisam de orienta√ß√Ķes. Em muitos Estados brasileiros h√° filas de espera por um leito.

“Em mar√ßo, o Estado de S√£o Paulo teve pouco mais de15 mil mortes por coronavírus. Do total, 3,2%, ou seja, 496 pessoas morreram na lista de espera por um leito. Alguns poderiam ter sido salvos caso entrassem na UTI. Neste momento, os médicos est√£o tendo que tomar essa decis√£o, de quem vai entrar na UTI”, disse Fernandes. “Nós nos compadecemos, mas precisamos ter critérios. Se deixarmos o envolvimento emocional dominar, vamos cometer mais equívocos. Temos que criar métodos para termos melhor consciência de que estamos fazendo o melhor possível”, acrescentou.

Além da AMB, assinam as recomenda√ß√Ķes a Associa√ß√£o Brasileira de Medicina de Emergência; a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos. “S√£o metodologias científicas. N√£o é só uma delibera√ß√£o de natureza clínica. É um instrumento importante em defesa da saúde da popula√ß√£o e n√£o do indivíduo”, encerrou.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CEP

Coment√°rios