tudo passa

Posso tomar a vacina da gripe e da covid? Médica explica prazo entre doses e qual deve ser prioridade

Por Mais Ceará em 30/03/2021 às 13:02:15

Tomar a vacina da gripe pode prevenir internações, por isso é recomendada nesta época de pandemia da Covid-19. Além de evitar a ida para o hospital, ainda resguarda um possível leito para pacientes com quadros mais graves, mas dentro do intervalo de 14 dias.

“Se você tomou ou está para tomar a vacina da covid, faça isso primeiro com a primeira dose e respeite o intervalo de 14 dias entre uma e outra, mesmo esperando a segunda dose que, no caso da Coronavac vem depois de três semanas. No caso da Oxford AstraZeneca, o intervalo é maior, três meses entre a primeira e a segunda dose, e fica até mais fácil tomar a vacina da gripe neste período”, diz a médica.

A campanha nacional de imunização contra o vírus da influenza vai começar em abril em todo o país, ao mesmo tempo em que é realizada a vacinação contra a covid-19. O Ministério da Saúde recomenda que elas não sejam aplicadas juntas. O intervalo deve ser feito não só entre as duas vacinas, mas com qualquer outro imunizante que seja aplicado junto com a da covid-19.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, serão vacinadas contra a gripe 80 milhões de pessoas dos grupos de risco que já fazem parte do calendário, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas.

Essas doses foram compradas do Instituto Butantan, fornecedora há anos de vacina contra a influenza para o governo federal. Segundo o instituto, foi necessário fazer um planejamento para produzir os dois imunizantes ao mesmo tempo e que a entrega ao Plano Nacional de Imunizações está prevista para março.

“As vacinas serão envasadas em linhas independentes. Portanto, uma não atrapalhará o planejamento da outra. Cada linha conta com uma capacidade diária de envase de 600 mil a 1 milhão de doses por dia”, explicou o Butantan.

Fonte: Banda B

Comunicar erro
CAMES

Comentários

Pintando o SeteAzul